segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Crostata Italiana

Aperitivo maravilho e muito fácil de fazer:



Receita:

2 colheres (sopa) de azeite
1/2 lata de cerveja sem gelo
30 gr de fermento biológico fresco
1 colher (café) sal
1 pitada de sal
3 1/2 xícaras de farinha de trigo, ou até dar o ponto.

Coloque numa tigela o azeite, cerveja, fermento, sal e açúcar e mexa. Adicione aos poucos a farinha sempre mexendo, depois transporte a massa para uma superfície lisa e sove até ficar uma massa lisa.
Coloque novamente na tigela, cobra com plástico filme e deixe crescer até dobrar de volume, uns 40 minutos.
Depois da massa crescida, divida em 4 e comece a abrir uma de cada vez. Quando mais fina melhor.
Coloque a massa em uma assadeira, pode ser qualquer uma, e fica melhor se ficar a virar de ponta cabeça e colocar no fundo que não tem borda. Não necessita untar, apenas polvilhe muito pouco de farinha de trigo. Espalhe azeite sobre a massa e coloque os ingredientes que desejar, não deixando uma camada muito grossa no caso de queijos, pois a massa tem que ficar crocante e se tiver muito queijo vai demorar para assar no meio e queimar nas bordas. Quando a massa estiver ficando dourada nas bordas já pode tirar do forno.

Um recheio ótimo para comer com patês, é espalhar azeite, polvilhar um pouquinho de sal grosso e alecrim. Fica maravilho! Mas vai do gosto de cada um.




sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Salada de Couve Crocante

Essa receita eu escutei numa rádio e resolvi fazer. Na foto parece que a couve está murcha, mas na verdade está bem crocante. Uma excelente opção para variara o cardápio de saladas.

Receita: Couve, azeite, sal e se gostar de pimenta moída.
Preparo: Lavar bem a couve, secar e retirar o talo. Rasgue as folhas ou pique (fica a critério de cada um). Depois coloque numa assadeira de preferência antiaderente, regue com pouquinho azeite, sal e pimenta a gosto. Levar ao forno pré-aquecido e mexer de vez em quando. O tempo de forno varia da temperatura de cada um, então a dica e ficar de olho para não queimar e quando ao mexer perceber que as folhas estão secas e crocantes é o ponto de tirar do forno. Logo que colocamos no forno, as folhas vão murchar, mas é assim mesmo. Retire do forno, e acrescente outros ingredientes para incrementar, no caso coloquei tomate e gorgonzola, mas a receita que escutei, colocaram pera no lugar do tomate. Fica muito bom!



quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Macarrão de Abobrinha


Receita muito fácil e deliciosa.  Uma excelente opção de refeição leve. Para o preparo é muito simples. Lave bem a abobrinha, fatie e reserve. Se tiver um fatiador que já sai em tiras, melhor ainda, assim fica tudo com a mesma espessura como esse que fiz. Faça um molho de sua preferência e mantenha aquecido. A abobrinha só deve ser preparada depois que o molho estiver pronto, pois é muito rápido. Para refogar a abobrinha, coloque uma colher de chá de azeite numa panela ou frigideira, acrescente o tempero que está acostumada a usar (no meu caso, cebola e alho batido. Já dei a receita aqui no Blog) depois que o tempero refogar, coloque a abobrinha, acrescente sal e se gostar de pimenta moída e desligue o fogo. Apenas com o calor da panela a abobrinha já estará pronta. Coloque no prato, abra um espaço no meio e coloque o molhe quente. Decore à gosto.