sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Omelete prático.

Omelete é uma refeição prática e muito simples de fazer, principalmente quando temos um eletroportátil que nos possibilita colocar todos os ingredientes dentro e não se preocupar em ficar de olho e fazendo bagunça. 
Praticamente todos os dias eu consumo ovos na minha casa, sempre antes do treino ( revezo com tapioca de queijo branco), pois é rico em proteína, fácil de preparar e um verdadeiro aliado para nós corredores.

Para facilitar mais ainda meu dia, faço minha omelete na AirFryer. Gosto de colocar queijo branco light sempre. Minha receita sempre vai um ovo inteiro, mais uma clara, não sou muita fã da gema, por isso coloco menos, o queijo e sal. Mas cada um incrementa com o que mais gosta. Na Airfryer tem necessidade de colocar nenhum tipo de óleo ou margarina.




Visite a loja no link abaixo.

Aqui antes de ligar a Fritadeira Airfryer



Depois de pronto, ainda dentro da Airfryer


Como ficou a panela depois que tirei o omelete. Até parece que lavei, mas não. Realmente não gruda nada na panela, basta apenas lavar com uma esponja e detergente e pronto. Realmente é um excelente eletroportátil. 




Recentemente postei falando das panelas Elétrica de Arroz e Elétrica de pressão e no facebook uma pessoa me sugeriu um outra panela da Polishop da linha Flavorstone. Na verdade eu tenho duas panelas dessa linha e são minhas queridinhas do momento. Comprei há 6 meses. Uma delas uso todos os dias para fazer minha tapioca. É fantástica, pois não gruda nada. E melhor, a mesma tampa serve para as duas que tenho. 

Essas são as duas que tenho.
Olha um omelete nessa frigideira






Segue link para consulta desses modelos





Tapioca com queijo fresco light e algumas dicas de compras

Tapioca é tudo de bom, e minha preferida é com queijo branco light (Dica do queijo no final da página), simplesmente adoro! Todos os dias faço uma tapioca no meu café da manhã antes dos treinos. Acho que sustenta e gosto muito. A massa da tapioca é receita que aprendi fazer com minha amiga Solange. Fácil de fazer, não fica com cheiro de azedo como as que compramos, e melhor, está sempre fresquinha. Eu já postei essa receita antes, mas segue o link.
 https://reginaartoni.blogspot.com.br/search?q=massa+para+tapioca.
Eu gosto de tapioca com massa bem fina e não ressecada. Antes eu fazia em qualquer frigideira e sempre ficava um pouco ressecada, mas depois que comprei meu jogo de panela+frigideira com tampa, percebi que a tapioca fica bem melhor, mais úmida e com um pouco da textura de um pão de queijo..... Muito bom. 


Minha tapioca preferida



Espalho a massa de tapioca na frigideira, uma camada bem fina


Depois viro do outro lado, coloco o queijo, e dobro


Abafo um pouquinho com a tampa, depois viro do outro lado e está pronta essa delicia.

Segue link para consulta dessas panelas




Dica de onde comprar queijos e outros produtos.
Para quem mora em São Paulo igual eu, temos uma grande oferta de produtos com os mais variados preços espalhados por essa cidade tão grande, mas eu só compro meus queijos e muitas outras coisas, próximo ao Mercado Municipal (Mercado Municipal é muito bom, porém muito mais caro). Compro tudo que preciso na conhecida Zona Cerealista, mais precisamente Rua Santa Rosa. Lá tem diversas lojas, com produtos que usamos no dia a dia, ou produtos que não conhecemos. Estamos sempre visitando novas lojas, degustando e comprando novos produtos para experimentar. Para quem gosta de cozinhar e conhecer novos produtos, a ida até lá, torna um passeio. Claro que não estamos falando de um shopping onde tudo é limpo e organizado, as ruas lá não são as mais limpas, mas vale a pena, pela qualidade dos produtos e principalmente preço. Como já conheço o local, normalmente vou em 3 ou 4 lojas que já estou acostumada a comprar determinados produtos, vou dar dicas de 2 lojas que vale muito a penas conhecer:

 A primeira, é a loja Camanducaia  http://www.laticinioscamanducaia.com.br/fab-propria.php. Nela compro todos os queijos que costumo usar na minha casa, além de outras coisas (muçarela, queijo fresco, Brie, Gorgonzola, Estepe, Gouda, catupiry, etc.). Como faço pizza em casa, sempre tenho um estoque de queijo. Outros produtos que consumo de lá são: Palmito, mel, azeite, e outras coisas de acordo com o que eu quero, mas a variedade de produtos é muito grande, inclusive, bacalhau, massas, pertence para feijoada, enfim... só indo para conhecer.
Um produto que eu não fico sem e só compro lá é o queijo fresco light (o quilo varia de R$15 a R$17), um produto excelente de fabricação própria deles, não tem muito sal e muito melhor que muitos que já comprei em mercados. A cada duas semanas fazemos compras desse queijo lá. Abaixo a foto do queijo. 



Resultado de imagem para queijo minas frescal light camanducaia

Outra loja que tem de tudo e melhor à granel, é o Armazém Santa Filomena. Por ser a loja com os melhores preços e maior variedade de produtos (castanhas, cereais, farinhas, liofilizados, doces, frutas secas e caramelizadas, grãos, etc.) é a lojas mais cheia e tumultuada. De sábado é uma loucura, tanto que agora passou abrir as 7hs da manhã, mas nesse horário tem menos funcionários e fica meio bagunçado, acho que ainda estão se adaptando ao novo horário. Sr. Adhemar (dono) está desde o ano passado tentando ampliar a loja para o espaço ao lado, mas enfrenta todas as burocracias de obras, licenças e fornecedores, enfim. O atendimento é por senha, já peguei senha com mais de 60 pessoas na minha frente, uma loucura, mas tem muitos atendentes e acaba sendo rápido. Eles também vendem através do site. Eu já comprei e chegou tudo certinho e organizado. Já tive a oportunidade de conhecer o processo de embalagem deles e a exigência do Sr. Adhemar é que tudo saia extremamente perfeito. O problema do site é que não tem nem 1/3 dos produtos que tem na loja, o preço é pouca coisa maior e ainda tem o frete. Na loja física vejo muitas pessoas fazendo compras do mês para casa (arroz, feijão, macarrão, etc.), a diferença de preço em relação ao mercado realmente é grande. O cuidado que temos que ter, é o excesso de compras. São tantas coisas diferentes, que podemos comprar e não usar. Sabe quando compramos na empolgação? Pois é. Acontece com todos quando visitam o lugar pela primeira vez, até que um belo dia quando for abrir o armário de casa, o produto já está vencido pelo excesso de compras que fez com coisas que nem sabia que usaria. Já fui vítima desse erro, por isso hoje se eu ver algo diferente, compro apenas um produto que não conheço e em pequena quantidade e assim vou sempre experimentando coisa nova.
Ponto forte dessa loja: Preço e giro de estoque (como tem muita gente, o produto não fica parado correndo o risco de vencer como vimos em muitas lojas de produtos naturais de bairro.
Ponto Negativo: Loja muito cheia. Tem que ter paciência, pois as pessoas esbarram umas nas outras e isso faz parte.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Batatas fritas sem óleo

Mais uma opção de alimento saudável, e que meus filhos amam. Eu não faço frituras na minha casa, então falar em fazer batatas fritas estava fora de cogitação, simples motivo de de não ser nada saudável e o cheiro de óleo que fica impregnado na casa. Difícil encontrar quem não gosta das famosas batatas fritas de fast food, então porque não consumir de forma mais saudável. Um dia entrei na loja para comprar um presente para uma amiga ( álias uma panela elétrica de arroaz) e senti o cheiro de batatas fritas, olhei para os lados e vi não tinha nenhuma loja de fast food por perto e perguntei para a vendedora de onde vinha o cheiro bom de batatas fritas. Ela me mostrou que era da tal famosa original Airfryer da Walita. Eu não acreditava que funcionava até ver e experimentar a batata,  e claro adorei! Conclusão, sai da loja com um presente para minha amiga e um para minha família, e desde então uso minha fritadeira para as mais diversas refeições. Hoje vou falar de como ficam as batatas fritas feitas nessa famosa fritadeira. 


Segue link da loja para visitar essa fritadeira maravilhosa.

As batatas ficam bem sequinhas e uma delícia. Pode ser feito, descascando as batatas e cortando em tiras ou comprar as congeladas. Claro que se é para facilitar a vida, eu compro as congeladas. Basta apenas colocar na panela e ligar, na potência máxima, e de vez em quando olhar, se gosta mais torradinha ou branquinhas, é a gosto de cada um. E já que não tem óleo, podemos até nos permitir salpicar um pouco de parmesão ralado por cima que fica maravilhoso, inclusive fizemos isso em casa com essas essa batatas, nem tirei foto, porque quando eu coloquei o parmesão, os meninos atacaram, rsrsrs

Aqui estão as batatas ainda cruas para começar a fritar na panela sem óleo


De vez em quando eu puxo a gaveta e mexo um pouco para que todas fiquem fritas por igual.



Outra opção, é um combo muito vantajoso da Fritadeira Airfryer + Panela de Pressão Elétrica







quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Bolo de Rolo - Recheio de Doce de Leite

Conheci essa delicia que é Bolo de Rolo em recife. Muito tradicional na região! Eu comi uma vez quando estava na Praia dos Carneiros (um paraíso), que um rapaz nos vendeu na praia. Como estávamos muito distantes da cidade, não tinha como visitar lojas para comprar mais, mas me apaixonei. Quando estava vindo embora, vi que muitas lojas no aeroporto vendem esses bolos de rolo, de vários sabores e tamanhos, mas fiquei espantada com os preços, realmente muito caro, abusivo perto do valor que eu paguei na praia. Bom, mas como sempre fui muito curiosa em receitas, pesquisei e essa é a segunda vez que faço. O mais tradicional é com recheio de goiabada, fica uma delícia, mas meus filhos não gostam, então doce de leite é a opção que agrada todos. É muito fácil de fazer, mas o segredo está no preparo. Seguir a ordem do preparo para dar certo.






Ingredientes
5 ovos
250 gramas de farinha de trigo peneirada
250 gramas de açúcar refinado
250 gramas de manteiga
Recheio a gosto (sugestão:  brigadeiro, goiabada, doce de leite, etc.)

Preparo
Bater o açúcar com a manteiga na batedeira até ficar um creme fofo, depois acrescente os ovos, sempre um de cada vez.
Depois desligue a batedeira e com ajuda de um fuê, vai acrescentando a farinha já peneirada e misturando devagar. Depois que estiver toda incorporada ao creme, ligue novamente a batedeira. Ficará uma massa lisa e homogênea.
Unte duas assadeiras iguais, ou coloque papel manteiga também untado, e coloque porções da massa nas assadeiras, com uma colher e vai espalhando com ajuda de uma espátula para ficar uma camada bem fina.
Leve a massa ao forno pré-aquecido (minimo de 10 minutos) em temperatura de 200º e deixe assar por cinco minutos (a massa fica branquinha, não pode tostar, pois fica seca e se quebra quando enrolar).  Ao retirar no forno, é preciso colocar o recheio no bolo ainda quente para não quebrar no momento de enrolar.
Coloque uma camada bem fina do receio, espalhando de forma suave sobre a massa, em seguida comece a enrolar, sempre deixando bem apertadinho para que no final o bolo de rolo fique bem redondo. Ao terminar de enrolar a primeira massa, coloque o rolinho na segunda, unindo o fim da massa com o começo da próxima, enrolando até o final, mas sempre apertando delicadamente. Retire o excesso de massa e sirva essa maravilha.





terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dica de Cozinha Prática - Arroz e Feijão de cada dia

Sou fã de toda a tecnologia que torna minha vida mais prática, em especial aos eletroportáteis que estão disponíveis no mercado e não me fazem ficar refém do tempo à beira do fogão de olho se a comida vai queimar ou não.
Todos nós temos uma vida muito agitada e as vezes achamos que o dia é muito curto para tanto que temos à fazer. Na minha rotina de mãe, madrugar todos os dias, treinar, trabalhar fora, cuidar da casa, cozinhar,etc., procuro sempre por coisas que facilitem ao máximo meu dia.
Cozinhar é uma atividade de nosso dia a dia que nos toma tempo, então busco tudo que é mais prático. Ha pelo menos 10 anos não sei o que é fazer arroz no fogão, uso diariamente minha panela de arroz elétrica. Na época eu comprei pensando em uma refeição saudável para minha família. Eu queria abolir o óleo de quase tudo, e como no fogão eu tinha que refogar o tempero no óleo ou azeite para fazer arroz, então resolvi fazer o arroz na panela elétrica, que não tem a necessidade de colocar nenhum tipo de gordura (tem pessoas que fazem arroz no fogão sem óleo). Mas além de uma alimentação mais saudável, o que mais gostei, é que não preciso ficar de olho para ver se o arroz está pronto, se está queimando ou não (tenho tempo livre para fazer outra coisa), simplesmente coloco os ingredientes (arroz, água, tempero e sal) e ligo a panela que vai cozinhar muito rápido, desliga sozinha e entra no aquecimento, mantendo o arroz quente por no mínimo 1 hora (as vezes alguém na minha casa esquece e fica lá por horas, mas não tem problema). Não vivo mais sem essa panela elétrica. Não preciso ficar fazendo muito arroz para deixar para a próxima refeição por falta de tempo, tenho sempre arroz fresquinho. E tem ainda outra vantagem, meu marido que não sabia cozinhar, agora não tem desculpas para ajudar, aprendeu cozinhar com a panela elétrica.


O arroz fica soltinho


Minha panela é mais antiga, mas olhem esse lançamento da Polishop, que linda. E tem visor que dá para ver dentro da panela. Acesse o link para ver. Linda e com preço excelente.


Outra excelente aquisição que fiz e para falar a verdade não sei como consegui viver tanto tempo sem, é minha panela de pressão elétrica (Nossa! É fantástica!). Comprei cerca de 2 anos atrás e simplesmente amei.


O feijão fica ao gosto de cada um. Eu congelo em porções e só tempero quando vamos comer.


Como sou um pouco exagerada, já comprei uma grande. Essa panela é tudo. Da mesma forma que a panela de arroz elétrica não preciso ficar olhando para ver se vai queimar, essa também oferece essa função e melhor, na minha casa ninguém sabe que estou com uma panela de pressão ligada, pois não faz aquele chiado chato que as panelas de pressão convencionais fazem. Ela entra em pressão, cozinha, desliga sozinha e entra em aquecimento. Um detalhe também faz arroz, mas como eu já tinha a panela de arroz antes de comprar a de pressão, prefiro fazer o arroz na panela de arroz que é menor. Uso a panela de pressão para fazer o feijão, sopas, carnes, etc. (costela com mandioca fica demais, a carne fica muito macia que solta do osso)

Essa é minha panela de pressão elétrica. Já tem outras mais modernas.



Olha essa que linda, mais moderna e com timer digital, podendo programar o cozimento do alimento até 24h de antecedência. Segue o link para você conhecer. Tem outros modelos também. Verifique qual a sua necessidade.


Resultado de imagem para panela de pressão eletrica

domingo, 20 de agosto de 2017

Pizza Baiana

E para completar a comilança do sábado (ontem), pizzas para jantar. Depois do bolo de laranja do café da tarde, mais uma receitinha para compartilhar.
São raras as vezes que compramos pizza em casa, mas recentemente pedimos uma pizza baiana, aqui pertinho de casa, e adoramos, levemente apimentada (adoro pimenta), e muito saborosa!


Então ontem resolvi fazer essa receita.
A receita da massa eu já publiquei em outra postagem aqui no Blog, segue link da receita da massa:  http://reginaartoni.blogspot.com.br/2017/01/pizza-em-casa.html

Nessa pizza eu fiz meio calabresa com catupiry e meio baiana.
Muito Simples para fazer. A quantidade vai do gosto de cada um, mas sugiro:
- 2 gomos de linguiça calabresa defumada triturada (eu coloco no processador para ficar quase esfarelado), se não tiver processador use um ralo, mas vão ficar pedaços maiores. Segue sugestão de um processador e liquidificador barato que tem na minha loja Polishop/reartoni. Segue link da loja: http://www.polishop.vc/processador-liquidificador-samurai-philco/p 
- Catupiry a gosto
- Tomate e cebola cortados em fatias bem finas
- Pimenta calabresa desidratada.

Preparo
Depois da massa aberta, coloque o molho de sua preferência ou faça um simples em casa (tomate sem pele e sem sementes, sal, (bater no liquidificador) e orégano).
Espalhe o catupiry em toda a pizza, misture a calabresa já triturada com a pimenta e espalhe por cima da do catupiry e em seguida as rodelas de tomate e cebola, decore com algumas azeitonas e leve ao forno até que a massa esteja assada.

Na minha casa, uma pizza é pouco então fiz duas, uma com a receita acima e outra de queijos (mussarela, queijo golda e gorgonzola) também coloquei tudo no processador para ficar bem esfarelado e a mistura ficar uniforme. O processador, e depois coloquei na pizza sobre o molho e em seguida, forno. 




sábado, 19 de agosto de 2017

Bolo de Laranja

Esse bolo de laranja, eu preparo praticamente todos os domingos à tarde para o café, meu marido adora, mas hoje (sábado), depois de um treino de 27 km ( me preparando para maratona), resolvi me dar ao luxo de comer um bolo fresquinho, hoje eu mereço!
Essa receita é muito simples e o bolo cresce muito, o segredo é no preparo. 


Vamos à receita....

Ingredientes
5 ovos 
1 1/2 de açúcar (eu uso açúcar demerara)
2 1/2 de farinha de trigo ou de arroz
1/2 xícara de óleo de milho 
240 ml de suco de laranja
1 colher de fermento em pó

Preparo
Colocar na batedeira os ovos e o açúcar, bater por uns 10 minutos (sem pressa). Enquanto fica batendo, espremer as laranjas e reserve. Peneira a farinha com o fermento.
Depois desses 10 minutos, sem desligar a batedeira, coloque o óleo, despejando em fio, bem devagar e deixe bater, pois mais uns minutinhos.
Depois acrescente a farinha com fermento, colocando uma colher de cada vez, intercalando com o suco. Apos colocar tudo desligue a batedeira e com uma espátula misture a farinha que fica grudada na borda da tigela. Ligue a batedeira apenas para misturar novamente e em seguida desligue.
Coloque em forma untada, e leve ao forno pré-aquecido em 180º por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourado.
Agora vou contar um segredo, enquanto eu estava digitando a receita que eu tenho de cabeça, lembrei que nesse bolo que fiz (da foto), me esqueci de colocar o óleo. Só percebi agora falando da receita e não notei diferença, pois já comi o bolo...rsrsrs


Esse Sousplat é obra das queridas Helena e Angélica que fazem coisas lindas. Acesse o link abaixo Dedo de Moça para para conhecer o trabalho delas.

O garfo lindo, é arte das amigas Débora e Solange que trabalham com bordados em talheres e em muitas outras coisas. Elas despacham para todo Brasil. Acesse o link abaixo para conhecer o trabalho delas.


E como falei do treino no inicio da postagem, aqui está o registro do meu treino de hoje Já corro há algum tempo, mas nunca fiz uma maratona, já participei de campeonato de corrida de montanha, fiz algumas meias maratonas, varias outras corridas mais curtas, etc., mas somente este ano resolvi fazer uma maratona que são 42.195 km.  Não é fácil! Requer muita dedicação, disciplina, resistência e coragem. Claro que não é simplesmente resolver fazer uma maratona e sair correndo para treinar. Treino quatro vezes por semana, com acompanhamento de um treinador, cumprindo toda planilha de treino. Aos poucos vou evoluindo, com uma lesão aqui outra ali, alguns antiinflamatório de vez em quando que faz parte e claro fortalecimento de com musculação de 2 a 3 vezes por semana.. Minha primeira maratona será em outubro. Aos poucos vou compartilhando essa saga de treinos.....





sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Coxinhas de frango fritas sem óleo

Frango frito bem crocante, é uma delícia, e se for sem óleo, melhor ainda, pois fica mais saudável. Na minha casa quase nunca faço fritura, praticamente não uso óleo, quando muito, azeite. Um litro de óleo na minha casa dura uns 3 ou 4 meses, pois uso apenas para fazer alguns bolos. E para isso compro somente óleo de milho, canola ou girassol. Praticamente aboli esse produto das refeições diárias. Até mesmo o arroz que eu usava óleo para refogar, não uso mais há pelo menos 10 anos, graças aos eletros portáteis que temos a disposição no mercado, faço meu arroz somente na panela elétrica de arroz. Mas voltando ao tema da postagem de hoje, esse frango frito sem óleo, também não é mérito meu, e sim de minha Fritadeira Elétrica AirFryer da Walita. Tenho essa fritadeira já faz alguns anos e uso muito. O frango fica bem crocante e a gordura fica toda no fundo da panela





O preparo é muito simples, tempere o frango a gosto (eu sempre uso o meu tempero que já passei a receita numa postagem anterior), depois coloque na panela e ligue. De vez em quanto abra e mexa para que doure todos os pedaços.


Aqui está a foto da minha AirFryer. 
Caso tenha interesse em adquirir uma, acesse o link abaixo da minha loja Polishop,


 ou se preferir acesse o site:


Outra dica importante:
 Assim como eu, algumas amigas reclamavam de limpar a AirFryer, pois os alimentos soltam gordura e os resíduos ficam grudados na grade e no fundo da panela, sendo necessário deixar de molho. Eu também tinha essa dificuldade até conhecer o  Accel Clean. Na verdade, muitas pessoas que conheço e que não tem a AirFryer, já usam esse produto para limpeza geral. É um produto de alta concentração, que diluímos em água. Esse frasco tem 1 litro, mas rende mais de 40 litros, ou seja acabei com a lista de compras de produtos de limpeza na minha casa (limpadores multiuso, limpa vidros, saponáceos, limpadores de inox, desengordurante, etc.). Eu diluo uma tampinha em 500ml de água e uso para limpar tudo na minha casa (banheiro, pisos, móveis em geral, azulejos, espelhos, estofados) e na cozinha faz milagre, pois tira toda a gordura do fogão, forno, coifas e utensílios. Compro um a cada 3 ou 4 meses. Imagine a economia que faço com produtos de limpeza.
Na AirFryer em especial, depois do uso, borrifo um pouco e deixo agir por 5 minutos, em seguida passo uma escova de cozinha e sem a menor dificuldade está limpa. Também uso em assadeiras quando faço alguma carne assada, é fantástico o poder de limpeza!
Esse produto é biodegradável e tem um excelente poder para desintegrar gordura, graxas e óleos.
Mesmo quem não tenha uma fritadeira, vale a pena experimentar, todas minhas amigas que usam, adoram.
Também está disponível na minha loja. Acesse o link abaixo.


Aqui está a foto do produto


Aqui está a forma que eu uso.


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Cinnamon Rolls

 Já postei essa delicia tempos atrás, mas como fiz recentemente dois finais de semana seguidos, um para atender vontade do filho que levou para escola e os amigos adoraram, e o outro para atentar os amigos dos filhos.
Cinnamon, eu experimentei nos USA e amei, pesquisei a receita e é muito simples. Nos USA e Europa é uma rede de lojas com o nome Cinnamon. No Brasil foram abertas algumas lojas, mas confesso que não fui em nenhuma e também não sei se ainda existem, até porque aprendi a fazer é fica maravilhoso.



Segue receita:

A receita é muito simples, principalmente quem está acostumado a fazer pães caseiros.
A massa não tem segredo. Eu faço minha receita de pão doce normal que na verdade é tudo de cabeça, não sigo receita, mas vou colocar uma para quem nunca fez pão. A diferença para uma massa de pão doce normal, é que reduzo o açúcar.

Ingredientes Massa:

envelope de fermento biológico seco (10 g)
240ml de leite morno (1 xícara de chá)
75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (¼ de xícara de chá + 2 colheres de sopa)
100g de açúcar (½ xícara de chá)
ovos levemente batidos
colher (chá) de sal
600g de farinha de trigo (4 xícaras de chá)

Ingredientes Recheio:

75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (¼ de xícara de chá + 2 colheres de sopa)
200g de açúcar mascavo (1 ¼ de xícara de chá) misturado com 3 colheres (sopa) de canela em pó 

Cobertura

100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (½ xícara de chá)
180g de açúcar de confeiteiro (1 xícara de chá cheia)
50g de cream cheese (¼ de xícara de chá) eu uso Cream Cheese Philadelphia 
Essência de baunilha a gosto

MODO DE PREPARO


Numa tigela coloque 1 envelope de fermento seco, 240 ml de leite morno e misture até dissolver o fermento. Adicione 75 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 100 g de açúcar, 2 ovos levemente batidos, 1 colher (chá) de sal e misture bem. Acrescente, aos poucos, 600 g de farinha de trigo e sove bem a massa até ficar lisa e homogênea. Se precisar, adicione mais farinha até a massa soltar das mãos.  Deixe descansar por 1 hora numa tigela fechada com plástico filme.

Retire a massa da tigela e numa superfície enfarinhada abra um retângulo,  pincele 75 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente ( de preferência levemente derretida) polvilhe 200 g de açúcar mascavo misturado com 3 colheres (sopa) de canela em pó, por cima da manteiga e dê uma leve pressionada para na hora de cortar não ficar caindo. Enrole formando um rocambole.
Com uma faca bem afiada, corte os pedaços do rocambole de uma largura de mais ou menos 3 cm
e coloque numa forma de preferência de fundo falso bem untada.
Espalhe as fatias, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho.



Espalhados na forma



Depois de crescido, leve ao forno pré aquecido a 180 graus por uns 30 minutos.

Depois de crescido.

Cobertura:


Na batedeira coloque 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente, 180 g de açúcar de confeiteiro, 50 g de cream cheese, essência de baunilha a gosto e bata até obter um creme liso e fofo. Espalhe sobre os rolos de canela ainda quentes e sirva em seguida.