terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dica de Cozinha Prática - Arroz e Feijão de cada dia

Sou fã de toda a tecnologia que torna minha vida mais prática, em especial aos eletroportáteis que estão disponíveis no mercado e não me fazem ficar refém do tempo à beira do fogão de olho se a comida vai queimar ou não.
Todos nós temos uma vida muito agitada e as vezes achamos que o dia é muito curto para tanto que temos à fazer. Na minha rotina de mãe, madrugar todos os dias, treinar, trabalhar fora, cuidar da casa, cozinhar,etc., procuro sempre por coisas que facilitem ao máximo meu dia.
Cozinhar é uma atividade de nosso dia a dia que nos toma tempo, então busco tudo que é mais prático. Ha pelo menos 10 anos não sei o que é fazer arroz no fogão, uso diariamente minha panela de arroz elétrica. Na época eu comprei pensando em uma refeição saudável para minha família. Eu queria abolir o óleo de quase tudo, e como no fogão eu tinha que refogar o tempero no óleo ou azeite para fazer arroz, então resolvi fazer o arroz na panela elétrica, que não tem a necessidade de colocar nenhum tipo de gordura (tem pessoas que fazem arroz no fogão sem óleo). Mas além de uma alimentação mais saudável, o que mais gostei, é que não preciso ficar de olho para ver se o arroz está pronto, se está queimando ou não (tenho tempo livre para fazer outra coisa), simplesmente coloco os ingredientes (arroz, água, tempero e sal) e ligo a panela que vai cozinhar muito rápido, desliga sozinha e entra no aquecimento, mantendo o arroz quente por no mínimo 1 hora (as vezes alguém na minha casa esquece e fica lá por horas, mas não tem problema). Não vivo mais sem essa panela elétrica. Não preciso ficar fazendo muito arroz para deixar para a próxima refeição por falta de tempo, tenho sempre arroz fresquinho. E tem ainda outra vantagem, meu marido que não sabia cozinhar, agora não tem desculpas para ajudar, aprendeu cozinhar com a panela elétrica.


O arroz fica soltinho


Minha panela é mais antiga, mas olhem esse lançamento da Polishop, que linda. E tem visor que dá para ver dentro da panela. Acesse o link para ver. Linda e com preço excelente.


Outra excelente aquisição que fiz e para falar a verdade não sei como consegui viver tanto tempo sem, é minha panela de pressão elétrica (Nossa! É fantástica!). Comprei cerca de 2 anos atrás e simplesmente amei.


O feijão fica ao gosto de cada um. Eu congelo em porções e só tempero quando vamos comer.


Como sou um pouco exagerada, já comprei uma grande. Essa panela é tudo. Da mesma forma que a panela de arroz elétrica não preciso ficar olhando para ver se vai queimar, essa também oferece essa função e melhor, na minha casa ninguém sabe que estou com uma panela de pressão ligada, pois não faz aquele chiado chato que as panelas de pressão convencionais fazem. Ela entra em pressão, cozinha, desliga sozinha e entra em aquecimento. Um detalhe também faz arroz, mas como eu já tinha a panela de arroz antes de comprar a de pressão, prefiro fazer o arroz na panela de arroz que é menor. Uso a panela de pressão para fazer o feijão, sopas, carnes, etc. (costela com mandioca fica demais, a carne fica muito macia que solta do osso)

Essa é minha panela de pressão elétrica. Já tem outras mais modernas.



Olha essa que linda, mais moderna e com timer digital, podendo programar o cozimento do alimento até 24h de antecedência. Segue o link para você conhecer. Tem outros modelos também. Verifique qual a sua necessidade.


Resultado de imagem para panela de pressão eletrica

2 comentários:

  1. Parabéns Regina.Olhando ese arroz com feijão lembrei me do arroz da Creusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel... quanto tempo. Verdade, o arroz dela sempre foi muito bom, mas o que eu não esqueço é do nhoque que ela faz, maravilhoso! Bjs. Fique com Deus!

      Excluir