quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Sorvete de doce de leite com chocolate e biscoito Oreo

Esse sorvete é muito simples de fazer e a base que é o creme de leite fresco, serve para adaptar para o sabor de sua preferência.






Segue receita:
1 vidro de creme de leite fresco
2 latas de leite condensado cozido
Biscoitos Oreo triturados (ou outro de sua preferência)

Preparo.
Cozinhe o leite condensado por 40 min na panela de pressão, depois disso deixe esfriar completamente.
Bater o creme de leite fresco até o ponto de chantilly e depois acrescentar o doce de leite (leite condensado cozido). Misturar muito bem, pode até fazer isso na batedeira.

Depois de pronto, forrar uma forma de bolo inglês com plástico (ficar melhor para desenformar) e ir colocando um pouco do creme a alternando com os biscoitos, até finalizar. Na minha receita eu fiz ainda um creme de chocolate. Derreti chocolate meio amargo com creme de leite em caixinha, deixei esfriar e também coloquei nas camadas. Mas nem coloquei nos ingredientes, pois acho desnecessário, fica um pouco enjoativo. O creme de doce de leite já basta.

domingo, 19 de novembro de 2017

Tortinha crocante com doce de leite

Inventando mais uma. Esses dias comprei Massa Fillo para fazer alguma coisa, o que poderia ser doce ou salgado, pois essa massa pode ser usada para os dois, assim como a massa folhada. Testei fazendo um enroladinho com doce de leite. Não deu certo, porque enrolei a massa ainda crua com o doce e depois levei ao forno, claro que doce de leite derrete e se espalha e vira uma bagunça, deliciosa, mas uma meleca. Acho que a melhor opção dessa massa levar ela sozinha ao forno, depois deixar esfriar e rechear, a não ser que for servir quente, dessa forma é ideal que o recheio já esteja pronto e não deixar para  cozinhar junto com a massa, pois essa massa é extremamente fina e delicada, e tem que ficar no forno pouquíssimo tempo, entre 5min e 10 min. Na minha receita, eu coloquei pedaços da massa numa forma para cupcake pequenos, levei ao forno até que a massa fique crocante. Depois retirei do forno, deixei esfriar e coloquei doce de leite (leite condensado cozido) e polvilhei com açúcar impalpável e canela. Fica maravilhoso e muito rápido de fazer. O recheio pode ser a gosto. Eu usei o doce de leite, pois já tinha uma lata cozida e combina muito bem com a canela.






sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Bolo molhado e gelado com coco fresco


Minha mãe me deu bastante coco fresco em pedaço, e como não pensei em nada para fazer no momento, guardei no freezer, até que resolvi descongelar um pouco e fazer essa delicia de bolo que adoro e é muito fácil o preparo.



Receita

2 1/2 xícaras de Farinha de Trigo
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
4 ovos
2 xícaras de açúcar (receita original, porém eu só coloco uma xícara de açúcar)
1 colher (sopa) fermento em pó
1 xícara de suco de laranja

Calda
1 lata de leite condensado 
1 1/2 xícara de suco de leite
1 vidro de leite de coco
Coco ralado ( eu usei coco fresco )


Preparo,

Bater as claras até ponto de neve e reservar
Depois bater a margarina e o açúcar até virar um creme claro. Depois acrescente as gemas e deixe bater mais um pouco. Depois vá colocando a farinha já peneirada com o fermento, intercalando com o suco. Despois desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente.  Despejar em forma untada e levar ao forno pré aquecido. 
Enquanto o bolo assa, junte todos os ingredientes da calda e leve ao fogo baixo, até levantar fervura. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno, e ainda quente faça bastante furos com um garfo e despeje a calda quente sobre o bolo. Deixe esfriar. Depois de frio coloque o coco ralado por cima e leve à geladeira.

OBS.: A calda já é doce por causa do leite condensado, por isso que coloco menos açúcar na massa do bolo




segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Alfajor Peruano

Vi essa receita semana passada no site da Globo (do programa Mais Você) e resolvi fazer pois adoro Alfajor.  Uma receita muito fácil, porém, exige tempo de descanso para a massa (mínimo de seis horas na geladeira). Para o doce de leite eu cozinhei uma lata de Leite Condensado, mas pode ser usado outro doce de leite disponível no mercado, desde que seja um pouco consistente.
Fica muito bom, e realmente o biscoito derrete na boca, são bem delicados, porém para meu paladar acho que a manteiga acabou se sobressaindo mais e juntando com o doce de leite achei que fica um pouco enjoativo. A receita eu cumpri à risca em todos os detalhes, quanto ao doce que usei (adoro leite condensado cozido). Na minha opinião acho que é pouca farinha e amido para muita manteiga, ou talvez eu devesse deixar assar mais para ficar mais dourado e ver se some o gosto da manteiga (não sei). Também tem a questão do forno que varia muito de um para o outro.Para o tamanho usei um cortador de 4cm de diâmetro, o que rendeu aproximadamente 25 Alfajores pequenos. 

Ingredientes - Alfajor Peruano

·                   165g de farinha de trigo (1 + 1/3 xícara de chá)
·                   165g de amido de milho (1 + ½ xícara de chá)
·                   7g de fermento em pó (1/2 colher de sopa)
·                   1 pitada de sal
·                   1g de bicarbonato de sódio
·                   42g de açúcar impalpável (1/3 xícara de chá)
·                   200g de manteiga sem sal amolecida (1 tablete)
·                   420g de doce de leite cremoso para rechear
·                   Açúcar impalpável para polvilhar
·                    
·                   Modo de Preparo - Alfajor Peruano
1.              No processador (ou batedeira), coloque 165 g de farinha de trigo, 165 g de amido de milho, 7 g de fermento em pó, 1 pitada de sal, 1 g de bicarbonato de sódio, 42 g de açúcar impalpável, 200 g de manteiga sem sal amolecida e bata em velocidade baixa até misturar tudo e virar uma farofa (+/- 1 minuto).
2.              Transfira a farofa para uma superfície lisa e sove com as mãos para formar uma massa. Enrole-a no filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
3.              Depois deste tempo, retire a massa da geladeira e, entre 2 sacos plásticos, abra com ajuda de um rolo. Coloque 1 palito de churrasco deitado ao lado de cada lateral da massa aberta para que ela seja aberta com a espessura toda por igual. Retire o plástico de cima da massa e corte com um cortador redondo formando discos de massa.
4.              Coloque os discos numa forma e fure cada um deles apenas uma vez com um garfo. Leve ao forno preaquecido a 160° C por 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

5.              Depois de frio, pegue um disco de massa coloque uma generosa porção de doce de leite (usando um saco de confeiteiro) e cubra com outro disco de massa. Polvilhe açúcar impalpável sobre os alfajores e sirva.






segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Bolo de Nozes com Doce de Leite

Esse bolo já fiz várias, vezes e sempre no aniversário de um amigo ele me pede. Nozes com doce de leite. Muito fácil de fazer, usa-se uma massa de pão-de-ló de preferência. Para os recheios: 1º Leite condensado cozido (doce de leite) e nozes triturada. 2º chantilly batido com o mínimo de açúcar ou leite condensado, nozes trituradas e essências de nozes. A montagem, também fica a critério e gosto de cada um, nesse fiz uns brigadeiros pequenos, coloquei damasco, nozes inteiras, usei grade de chocolate na parte de cima e acetato com fita na parte de baixo. Esse tipo de bolo é fácil de montar, normalmente de 15 a 20 minutos antes do Parabéns, desenformo o bolo que estava  na geladeira de um dia para o outro já recheado e faço a montagem. Claro que tem que deixar tudo que precisa preparado para a montagem







quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Pão de forma de farinha de arroz

Para que não curte comer farinha de trigo, esse pão pode ser feito usando o tipo de farinha que desejar. Já fiz várias vezes, usando farinha de trigo, farinha de trigo integral, farinha de arroz, ou misturando as farinhas. Nesse eu usei farinha de arroz normal e farinha de arroz integral. Receita muito simples.



Receita:

1 tablete de fermento fresco (15grs.)
300 gramas de farinha de arroz normal
200 gramas de farinha de arroz integral
2 ovos
1/2 de óleo de milho
1 colher de sobremesa de açúcar
1/2 de sobremesa rasa de sal
300 ml de leite morno

Preparo:

Peneirar as farinhas e reservar.
No liquidificar colocar todos os outros ingredientes e bater (só o tempo de misturar tudo).
Despejar essa mistura à farinha e mexer bem. Colocar numa forma untada, cobrir um plástico e deixar crescer. Vai dobrar de volume. Depois levar ao forno pré-aquecido até que fique dourado.



terça-feira, 12 de setembro de 2017

Bolo Caçarola

Bolo nosso de todo domingo. Na minha casa, praticamente todos os domingos faço bolo para o café da tarde e já fica para a semana. Esse é um dos preferidos, simples e muito gostoso. Receita de uma padaria de São Paulo, Dona Deola. O segredo desse bolo é o preparo.



Receita:
5 ovos (temperatura ambiente)
2 xícaras de açúcar (eu uso demerara)
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo de milho
2 1/2 xícaras de farinha de trigo (peneirada)
1 xícara de leite (morno)
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
100 grs. de queijo ralado

Preparo. 

Antes de separar os demais ingredientes, já coloque na batedeira os ovos e o açúcar e deixe bater por uns 10 minutos até que vire um creme claro e bem fofo (não tenha pressa). Depois sem desligar a batedeira acrescente o óleo bem devagar (em fio) e deixe bater por mais uns 5 minutos. Ainda sem desligar a batedeira, coloque o sal e em seguida comece a acrescentar o leite e a farinha peneirada com o fermento, intercalando uma colher da farinha + fermento e um pouquinho do leite até acabar. Desligue a batedeira, acrescente o queijo ralado e com ajuda de uma espátula, misture, pois, sempre fica farinha grudada na borda da tigela. Ligue novamente a batedeira para misturar só mais um pouquinho e já pode despejar numa forma untada. Leve ao forno pré-aquecido por uns 30 minutos ou até que esteja dourado. 
OBS. Siga a orientação da quantidade de fermento em pó, caso contrario, pode crescer muito e derramar enquanto estiver assando. Se o preparo for feito conforme descrito acima, respeitando o tempo de prepara na batedeira, a massa fica muito fofa e fácil de crescer, por isso usa-se pouco fermento.


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Sorvete Natural de Morango com Iogurte Caseiro

Mais uma delícia de sorvete, para matar a vontade do doce e nesse calor fica melhor ainda. Como nos outros sorvetes que postei, é muito simples. Congela os morangos e antes de preparar, deixe fora do freezer por uns cinco minutos. Dessa vez eu também congelei o iogurte. Fiz o mesmo processo do morango, deixei fora do freezer por alguns minutos para depois colocar na máquina de fazer sorvete. Na sorveteira, fui alternando, um pouco de morango e um pouco do iogurte até acabar, assim fica bem misturado. A textura fica maravilhosa. O sorvete fica um pouco azedinho pois não tem açúcar nenhum, mas vai do gosto de cada um, eu joguei um pouco de mel e ficou uma delícia. O legal dessa máquina, é que podemos misturar várias frutas, cookies, etc.

Segue link para visitar a loja e verificar a máquina de sorvete.






Com mel.

Resultado de imagem para yonanas



segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sorvete Cremoso de Tangerina

Mais uma delicia, refrescante e muito fácil de fazer. Usei minha máquina de sorvete para preparar essa maravilha. Descasquei a tangerina, retirei as sementes e congelei. Na hora do preparo, retirei do freezer e deixei cinco minutos descongelando, em seguida coloquei na maquina de fazer sorvetes Yonanas Polishop e pronto. Fica muito cremoso. 

Segue link da loja

http://www.polishop.vc/yonanas/p







sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Sorvete Natural de Banana com Iogurte Desnatado Caseiro e Melado de Cana

Sugestão excelente para saciar a vontade do doce, sem enfiar o pé na jaca. Minha maratona está cada vez mais perto, por isso é fundamental baixar o peso, mas as vezes bate aquela vontade de um docinho, e para não correr o risco de sair da dieta, existem alternativas que podemos nos deliciar. Acho que sorvete é uma das minhas sobremesas preferidas e se for natural para comer sem culpa, melhor ainda. Esse sorvete fica divino, e o legal é que podemos fazer com a fruta que mais gostamos, ou sempre variar. Vale também incrementar com o que quiser (calda de chocolate, leite condensado, triturar um cookie junto, ou mesmo chocolate, enfim, a gosto de cada um). No meu caso optei por nada calórico. O iogurte é desnatado e eu mesmo faço na minha Iogurteira. Como o iogurte é natural e não tem nada de açúcar, coloquei um pouquinho de melado de cana (fácil de encontrar na zona cerealista, onde dei dicas de compra, mas acredito que tenha em lojas de produtos naturais)

Para fazer o sorvete, é muito simples, congelei as bananas, e na hora do preparo, deixei fora do freezer por uns cinco minutos para não ficar tão dura e granulada. Em seguida coloquei na minha máquina Yonanas Polishop, pressionei e o sorvete está pronto. A textura é de um sorvete de como o que nós compramos (creme/massa). Fica maravilhoso, e é a fruta pura. Mais abaixo tem uma foto do momento em que o sorvete sai da máquina.  Já fiz com várias frutas e tudo fica maravilhoso. É uma ótima sugestão também para as crianças, uma forma de tomar sorvete mais saudável. Vou preparar outros sabores e depois eu posto. A máquina é pequena, o que nos permite para outros lugares, exemplo: Férias na praia.

Abaixo o link para que você possa conhecer o produto na loja,

http://www.polishop.vc/yonanas/p
www.polishop.com.vc/reartoni
















Resultado de imagem para yonanas




sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Omelete prático.

Omelete é uma refeição prática e muito simples de fazer, principalmente quando temos um eletroportátil que nos possibilita colocar todos os ingredientes dentro e não se preocupar em ficar de olho e fazendo bagunça. 
Praticamente todos os dias eu consumo ovos na minha casa, sempre antes do treino ( revezo com tapioca de queijo branco), pois é rico em proteína, fácil de preparar e um verdadeiro aliado para nós corredores.

Para facilitar mais ainda meu dia, faço minha omelete na AirFryer. Gosto de colocar queijo branco light sempre. Minha receita sempre vai um ovo inteiro, mais uma clara, não sou muita fã da gema, por isso coloco menos, o queijo e sal. Mas cada um incrementa com o que mais gosta. Na Airfryer tem necessidade de colocar nenhum tipo de óleo ou margarina.




Visite a loja no link abaixo.

Aqui antes de ligar a Fritadeira Airfryer



Depois de pronto, ainda dentro da Airfryer


Como ficou a panela depois que tirei o omelete. Até parece que lavei, mas não. Realmente não gruda nada na panela, basta apenas lavar com uma esponja e detergente e pronto. Realmente é um excelente eletroportátil. 




Recentemente postei falando das panelas Elétrica de Arroz e Elétrica de pressão e no facebook uma pessoa me sugeriu um outra panela da Polishop da linha Flavorstone. Na verdade eu tenho duas panelas dessa linha e são minhas queridinhas do momento. Comprei há 6 meses. Uma delas uso todos os dias para fazer minha tapioca. É fantástica, pois não gruda nada. E melhor, a mesma tampa serve para as duas que tenho. 

Essas são as duas que tenho.
Olha um omelete nessa frigideira






Segue link para consulta desses modelos





Tapioca com queijo fresco light e algumas dicas de compras

Tapioca é tudo de bom, e minha preferida é com queijo branco light (Dica do queijo no final da página), simplesmente adoro! Todos os dias faço uma tapioca no meu café da manhã antes dos treinos. Acho que sustenta e gosto muito. A massa da tapioca é receita que aprendi fazer com minha amiga Solange. Fácil de fazer, não fica com cheiro de azedo como as que compramos, e melhor, está sempre fresquinha. Eu já postei essa receita antes, mas segue o link.
 https://reginaartoni.blogspot.com.br/search?q=massa+para+tapioca.
Eu gosto de tapioca com massa bem fina e não ressecada. Antes eu fazia em qualquer frigideira e sempre ficava um pouco ressecada, mas depois que comprei meu jogo de panela+frigideira com tampa, percebi que a tapioca fica bem melhor, mais úmida e com um pouco da textura de um pão de queijo..... Muito bom. 


Minha tapioca preferida



Espalho a massa de tapioca na frigideira, uma camada bem fina


Depois viro do outro lado, coloco o queijo, e dobro


Abafo um pouquinho com a tampa, depois viro do outro lado e está pronta essa delicia.

Segue link para consulta dessas panelas




Dica de onde comprar queijos e outros produtos.
Para quem mora em São Paulo igual eu, temos uma grande oferta de produtos com os mais variados preços espalhados por essa cidade tão grande, mas eu só compro meus queijos e muitas outras coisas, próximo ao Mercado Municipal (Mercado Municipal é muito bom, porém muito mais caro). Compro tudo que preciso na conhecida Zona Cerealista, mais precisamente Rua Santa Rosa. Lá tem diversas lojas, com produtos que usamos no dia a dia, ou produtos que não conhecemos. Estamos sempre visitando novas lojas, degustando e comprando novos produtos para experimentar. Para quem gosta de cozinhar e conhecer novos produtos, a ida até lá, torna um passeio. Claro que não estamos falando de um shopping onde tudo é limpo e organizado, as ruas lá não são as mais limpas, mas vale a pena, pela qualidade dos produtos e principalmente preço. Como já conheço o local, normalmente vou em 3 ou 4 lojas que já estou acostumada a comprar determinados produtos, vou dar dicas de 2 lojas que vale muito a penas conhecer:

 A primeira, é a loja Camanducaia  http://www.laticinioscamanducaia.com.br/fab-propria.php. Nela compro todos os queijos que costumo usar na minha casa, além de outras coisas (muçarela, queijo fresco, Brie, Gorgonzola, Estepe, Gouda, catupiry, etc.). Como faço pizza em casa, sempre tenho um estoque de queijo. Outros produtos que consumo de lá são: Palmito, mel, azeite, e outras coisas de acordo com o que eu quero, mas a variedade de produtos é muito grande, inclusive, bacalhau, massas, pertence para feijoada, enfim... só indo para conhecer.
Um produto que eu não fico sem e só compro lá é o queijo fresco light (o quilo varia de R$15 a R$17), um produto excelente de fabricação própria deles, não tem muito sal e muito melhor que muitos que já comprei em mercados. A cada duas semanas fazemos compras desse queijo lá. Abaixo a foto do queijo. 



Resultado de imagem para queijo minas frescal light camanducaia

Outra loja que tem de tudo e melhor à granel, é o Armazém Santa Filomena. Por ser a loja com os melhores preços e maior variedade de produtos (castanhas, cereais, farinhas, liofilizados, doces, frutas secas e caramelizadas, grãos, etc.) é a lojas mais cheia e tumultuada. De sábado é uma loucura, tanto que agora passou abrir as 7hs da manhã, mas nesse horário tem menos funcionários e fica meio bagunçado, acho que ainda estão se adaptando ao novo horário. Sr. Adhemar (dono) está desde o ano passado tentando ampliar a loja para o espaço ao lado, mas enfrenta todas as burocracias de obras, licenças e fornecedores, enfim. O atendimento é por senha, já peguei senha com mais de 60 pessoas na minha frente, uma loucura, mas tem muitos atendentes e acaba sendo rápido. Eles também vendem através do site. Eu já comprei e chegou tudo certinho e organizado. Já tive a oportunidade de conhecer o processo de embalagem deles e a exigência do Sr. Adhemar é que tudo saia extremamente perfeito. O problema do site é que não tem nem 1/3 dos produtos que tem na loja, o preço é pouca coisa maior e ainda tem o frete. Na loja física vejo muitas pessoas fazendo compras do mês para casa (arroz, feijão, macarrão, etc.), a diferença de preço em relação ao mercado realmente é grande. O cuidado que temos que ter, é o excesso de compras. São tantas coisas diferentes, que podemos comprar e não usar. Sabe quando compramos na empolgação? Pois é. Acontece com todos quando visitam o lugar pela primeira vez, até que um belo dia quando for abrir o armário de casa, o produto já está vencido pelo excesso de compras que fez com coisas que nem sabia que usaria. Já fui vítima desse erro, por isso hoje se eu ver algo diferente, compro apenas um produto que não conheço e em pequena quantidade e assim vou sempre experimentando coisa nova.
Ponto forte dessa loja: Preço e giro de estoque (como tem muita gente, o produto não fica parado correndo o risco de vencer como vimos em muitas lojas de produtos naturais de bairro.
Ponto Negativo: Loja muito cheia. Tem que ter paciência, pois as pessoas esbarram umas nas outras e isso faz parte.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Batatas fritas sem óleo

Mais uma opção de alimento saudável, e que meus filhos amam. Eu não faço frituras na minha casa, então falar em fazer batatas fritas estava fora de cogitação, simples motivo de de não ser nada saudável e o cheiro de óleo que fica impregnado na casa. Difícil encontrar quem não gosta das famosas batatas fritas de fast food, então porque não consumir de forma mais saudável. Um dia entrei na loja para comprar um presente para uma amiga ( álias uma panela elétrica de arroaz) e senti o cheiro de batatas fritas, olhei para os lados e vi não tinha nenhuma loja de fast food por perto e perguntei para a vendedora de onde vinha o cheiro bom de batatas fritas. Ela me mostrou que era da tal famosa original Airfryer da Walita. Eu não acreditava que funcionava até ver e experimentar a batata,  e claro adorei! Conclusão, sai da loja com um presente para minha amiga e um para minha família, e desde então uso minha fritadeira para as mais diversas refeições. Hoje vou falar de como ficam as batatas fritas feitas nessa famosa fritadeira. 


Segue link da loja para visitar essa fritadeira maravilhosa.

As batatas ficam bem sequinhas e uma delícia. Pode ser feito, descascando as batatas e cortando em tiras ou comprar as congeladas. Claro que se é para facilitar a vida, eu compro as congeladas. Basta apenas colocar na panela e ligar, na potência máxima, e de vez em quando olhar, se gosta mais torradinha ou branquinhas, é a gosto de cada um. E já que não tem óleo, podemos até nos permitir salpicar um pouco de parmesão ralado por cima que fica maravilhoso, inclusive fizemos isso em casa com essas essa batatas, nem tirei foto, porque quando eu coloquei o parmesão, os meninos atacaram, rsrsrs

Aqui estão as batatas ainda cruas para começar a fritar na panela sem óleo


De vez em quando eu puxo a gaveta e mexo um pouco para que todas fiquem fritas por igual.



Outra opção, é um combo muito vantajoso da Fritadeira Airfryer + Panela de Pressão Elétrica







quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Bolo de Rolo - Recheio de Doce de Leite

Conheci essa delicia que é Bolo de Rolo em recife. Muito tradicional na região! Eu comi uma vez quando estava na Praia dos Carneiros (um paraíso), que um rapaz nos vendeu na praia. Como estávamos muito distantes da cidade, não tinha como visitar lojas para comprar mais, mas me apaixonei. Quando estava vindo embora, vi que muitas lojas no aeroporto vendem esses bolos de rolo, de vários sabores e tamanhos, mas fiquei espantada com os preços, realmente muito caro, abusivo perto do valor que eu paguei na praia. Bom, mas como sempre fui muito curiosa em receitas, pesquisei e essa é a segunda vez que faço. O mais tradicional é com recheio de goiabada, fica uma delícia, mas meus filhos não gostam, então doce de leite é a opção que agrada todos. É muito fácil de fazer, mas o segredo está no preparo. Seguir a ordem do preparo para dar certo.






Ingredientes
5 ovos
250 gramas de farinha de trigo peneirada
250 gramas de açúcar refinado
250 gramas de manteiga
Recheio a gosto (sugestão:  brigadeiro, goiabada, doce de leite, etc.)

Preparo
Bater o açúcar com a manteiga na batedeira até ficar um creme fofo, depois acrescente os ovos, sempre um de cada vez.
Depois desligue a batedeira e com ajuda de um fuê, vai acrescentando a farinha já peneirada e misturando devagar. Depois que estiver toda incorporada ao creme, ligue novamente a batedeira. Ficará uma massa lisa e homogênea.
Unte duas assadeiras iguais, ou coloque papel manteiga também untado, e coloque porções da massa nas assadeiras, com uma colher e vai espalhando com ajuda de uma espátula para ficar uma camada bem fina.
Leve a massa ao forno pré-aquecido (minimo de 10 minutos) em temperatura de 200º e deixe assar por cinco minutos (a massa fica branquinha, não pode tostar, pois fica seca e se quebra quando enrolar).  Ao retirar no forno, é preciso colocar o recheio no bolo ainda quente para não quebrar no momento de enrolar.
Coloque uma camada bem fina do receio, espalhando de forma suave sobre a massa, em seguida comece a enrolar, sempre deixando bem apertadinho para que no final o bolo de rolo fique bem redondo. Ao terminar de enrolar a primeira massa, coloque o rolinho na segunda, unindo o fim da massa com o começo da próxima, enrolando até o final, mas sempre apertando delicadamente. Retire o excesso de massa e sirva essa maravilha.





terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dica de Cozinha Prática - Arroz e Feijão de cada dia

Sou fã de toda a tecnologia que torna minha vida mais prática, em especial aos eletroportáteis que estão disponíveis no mercado e não me fazem ficar refém do tempo à beira do fogão de olho se a comida vai queimar ou não.
Todos nós temos uma vida muito agitada e as vezes achamos que o dia é muito curto para tanto que temos à fazer. Na minha rotina de mãe, madrugar todos os dias, treinar, trabalhar fora, cuidar da casa, cozinhar,etc., procuro sempre por coisas que facilitem ao máximo meu dia.
Cozinhar é uma atividade de nosso dia a dia que nos toma tempo, então busco tudo que é mais prático. Ha pelo menos 10 anos não sei o que é fazer arroz no fogão, uso diariamente minha panela de arroz elétrica. Na época eu comprei pensando em uma refeição saudável para minha família. Eu queria abolir o óleo de quase tudo, e como no fogão eu tinha que refogar o tempero no óleo ou azeite para fazer arroz, então resolvi fazer o arroz na panela elétrica, que não tem a necessidade de colocar nenhum tipo de gordura (tem pessoas que fazem arroz no fogão sem óleo). Mas além de uma alimentação mais saudável, o que mais gostei, é que não preciso ficar de olho para ver se o arroz está pronto, se está queimando ou não (tenho tempo livre para fazer outra coisa), simplesmente coloco os ingredientes (arroz, água, tempero e sal) e ligo a panela que vai cozinhar muito rápido, desliga sozinha e entra no aquecimento, mantendo o arroz quente por no mínimo 1 hora (as vezes alguém na minha casa esquece e fica lá por horas, mas não tem problema). Não vivo mais sem essa panela elétrica. Não preciso ficar fazendo muito arroz para deixar para a próxima refeição por falta de tempo, tenho sempre arroz fresquinho. E tem ainda outra vantagem, meu marido que não sabia cozinhar, agora não tem desculpas para ajudar, aprendeu cozinhar com a panela elétrica.


O arroz fica soltinho


Minha panela é mais antiga, mas olhem esse lançamento da Polishop, que linda. E tem visor que dá para ver dentro da panela. Acesse o link para ver. Linda e com preço excelente.


Outra excelente aquisição que fiz e para falar a verdade não sei como consegui viver tanto tempo sem, é minha panela de pressão elétrica (Nossa! É fantástica!). Comprei cerca de 2 anos atrás e simplesmente amei.


O feijão fica ao gosto de cada um. Eu congelo em porções e só tempero quando vamos comer.


Como sou um pouco exagerada, já comprei uma grande. Essa panela é tudo. Da mesma forma que a panela de arroz elétrica não preciso ficar olhando para ver se vai queimar, essa também oferece essa função e melhor, na minha casa ninguém sabe que estou com uma panela de pressão ligada, pois não faz aquele chiado chato que as panelas de pressão convencionais fazem. Ela entra em pressão, cozinha, desliga sozinha e entra em aquecimento. Um detalhe também faz arroz, mas como eu já tinha a panela de arroz antes de comprar a de pressão, prefiro fazer o arroz na panela de arroz que é menor. Uso a panela de pressão para fazer o feijão, sopas, carnes, etc. (costela com mandioca fica demais, a carne fica muito macia que solta do osso)

Essa é minha panela de pressão elétrica. Já tem outras mais modernas.



Olha essa que linda, mais moderna e com timer digital, podendo programar o cozimento do alimento até 24h de antecedência. Segue o link para você conhecer. Tem outros modelos também. Verifique qual a sua necessidade.


Resultado de imagem para panela de pressão eletrica