quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Sorvete de Abacate Natural

Para quem gosta de abacate como eu, mais uma opção de saborear essa fruta deliciosa. Unir duas coisa que gosto muito, sorvete e abacate, delicia! Da mesma forma dos outros que postei, picar a fruta e levar ao freezer para congelar, depois retirar e esperar uns minutinhos e bater no liqudificar, adoçando a gosto.  


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sorvete de Banana com Melado de Cana

Mais um da série, Sorvete da Fruta. Esse é de banana. Muito fácil. Congelar a banana, e depois bater no liquidificador com um pouquinho de leite desnatado e adoçar a gosto (usei melado de cana). Para decorar, polvilhei com cacau. Simples, fácil, mas delicioso..


Com o charme da colher customisada https://www.instagram.com./sode_mimos/


Mini Hamburguer assado

E para o jantar de ontem, fiz: Mini hamburgues assado, com salada e abobora assada com alecrim. A receita dessa abobora eu já postei anteriormente. O hambúrguer é muito simples, segue receita: Patinho moído e tempero a gosto, também coloquei um pouquinho de manjericão, e um ovo para dar liga. Misturar tudo, fazer as bolinhas e amassar um pouquinho, levar ao forno numa forma untada com



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Bolinho Light de Batata Doce, Recheado com Queijo Branco

Bolinho muito fácil de fazer, leve e muito bom. Receita: 2 batatas doce medias sem a casca; Queijo branco Light cortados em palito ( o suficiente para toda a batata doce ); Tempero a gosto. Cozinhar as batatas e depois de cozida, amasse bem, temperar com sal, alho e cebola. Eu coloquei meu tempero que já postei (alho e cebola), e um pouco de parmesão. Corte o queijo branco e tempere com sal, azeite e orégano e reserve. Misture os temperos no purê, junto com o parmesão, depois pegue porções do purê, abra e coloque no meio, o queijo cortado em palito, feche o bolinho como nas fotos abaixo. Depois de enrolar todos os bolinhos, passar no ovo e farinha de rosca e levar ao forno para assar. Fica uma delicia.

Os bolinhos sem empanar.

Empanados e prontos para assar.

Depois de assado



segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sorvete natural de ameixa com uva passa hidratada.

Mais um da série sorvetes de frutas congeladas. Este é de ameixa. O processo é exatamente o mesmo dos anteriores. A única coisa que fiz para utilizar a uva passa, foi hidratar. A uva passa é  um pouco durinha, e eu queria que ficasse macia no meio do sorvete. Deixei as  uvas passas hidratando num pouquinho de leite, com uma colher de café de licor cacau, por umas 3 horas. Depois do sorvete pronto, escorri as uvas passas e misturei no sorvete. Outra coisa, a ameixa, mesmo estando doce, depois de batida fica mais azeda, portanto é necessário um pouco mais de açúcar ou adoçante. É a gosto de cada um, tem que experimentar. Ficou delicioso....





domingo, 22 de janeiro de 2017

Pizza de Berinjela e Abobrinha

Para quem gosta de uma pizza mais ligth, essa é uma opção. Fica uma delicia. A receita da massa já passei em outro post. Para essa pizza, usei 2 berinjelas pequenas, 1 abobrinha, 2 tomates, celoba fatiada, tempero de alho e cebola (a receita também já postei), salsinha, cebolinha, sal e azeite. Fatiei tudo, coloquei numa forma temperei, cobri com papel aluminio e levei ao forno por pouco tempo. Depois retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de colocar sobre a massa. Polvilhe parmesão ralado e decore da forma que desejar, eu coloquei alguns tomates cereja e azeitonas fatiada. Leve ao forno e pronto. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Sorvete de abacaxi com hortelã natural

Delicia!!! Esse é o mesmo processo do sorvete de manga que postei. A única diferença é que acrescentei folhas de hortelã. Mas primeiro triturei bem o abacaxi com o leite e açúcar demerara, e ao final coloquei as folhas de  hortelã para ficar em pedacinhos como na foto. O sorvete fica com uma textura muito cremosa, e a hortelã deixa mais refrescante, ideal para esses dias de calor. Receita, 1 abacaxi picado sem o miolo (levar ao freezer para congelar), menos de 1/2 xicara de leite, 1 colher de açúcar demerara ou a gosto, e folhinhas fresca de hortelã. Depois do abacaxi congelado, bater tudo no liquidificador, sempre parando e mexendo, pois é utilizado o mínimo de leite (não colocar muito para o sorvete manter uma consistência mais durinha) depois de pronto, colocar a hortelã e bater mais um pouquinho e pronto, é só saborear.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Pizza em casa

Pizza é sempre muito bom, e ótimo cardápio para receber amigos. Faz alguns anos que não compro pizza na minha casa. Eu mesma faço, adoro preparar pizza, além de ser muito fácil, é divertido. Testei muitas receitas, até chegar nessa que sempre uso. A massa fica perfeita, macia e muito saborosa. O sabor, vou sempre variando, inventando, criando e todos ficam deliciosos.
Segue receita da massa: 250gr de farinha de trigo ( já tentei usar farinha de arroz, mas alterou a textura e não gostei); 1/2 colher de chá de sal; 1/2 envelope (5 gr) de fermento biológico seco granulado ( já testei com o fermento fresco, mas essa massa fica melhor com o fermento seco); 125 ml de água morna; 1/4 colher de chá de açúcar; 5 colheres de sopa de azeite de oliva. Preparo: Colocar a farinha numa tigela e abrir um buraco no meio da farinha (eu sempre faço 2 discos, portanto dobro a receita e fica mais fácil de usar o envelope de fermento que dá para 2 discos de pizza certinho), depois dissolver o fermento na água morna com o açúcar e colocar nesse espaço aberto no meio da farinha. Cubra e deixe o fermento crescer/agir por uns 20 minutos ( se o tempo tiver quente pode ser que cresça mais rápido).  Depois que o fermento crescer, acrescente o sal e o azeite e comece a misturar e sovar a massa. A quantidade de farinha da receita é ideal, muito difícil ter que acrescentar mais. Só se a massa for sovada em outro lugar que não dentro da própria tigela e caso a farinha esteja um pouco mais úmida, pois as farinhas são diferentes dependendo da marca. Depois de sovar e ter uma massa lisa e macia, coloque novamente na tigela e deixe crescer por 1 hora. Depois desse período, ou até menos, dependendo da temperatura, separe a massa de acordo com a quantidade de receitas que fez e abra numa superfície enfarinhada. A massa fica muito macia e fácil de abrir.  Depois que abrir a massa, transfira a mesma para uma forma de pizza ( não precisa untar), coloque o molho de sua preferencia (pode ser até industrializado) e os ingredientes de sua preferencia e leve ao forno aquecido até que esteja pronta.


Sabor: Mussarela com gorgonzola

 Sabor calabreza

Sabor: Portuguesa

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Sorvete Natural de Manga

Amo sorvete! Acho que é uma de minhas sobremesas preferidas. Um dia desses,  vi num canal de TV, uma receita muito simples de sorvete de banana. Eu sempre fiz com o mesmo principio, mas usando minha sorveteira elétrica, onde a fruta vira sorvete puro, uma delicia!, mas essa forma é ainda mais fácil, principalmente para quem não tem a sorveteira. Eu fiz o sorvete de banana, mas esqueci de tirar foto, estava tão bom que  só depois lembrei de tirar foto 😋😋. Mas dessa vez me contive e tirei foto dessa maravilha. Segue receita:
Descasque umas duas mangas, corte em pedaços pequenos (fica mais fácil para bater) e congele. De preferencia não congelar tudo muito junto, pois depois de congelado gruda tudo e fica difícil para separar. Depois que a manga estiver congelada, retire do freezer e deixe uns 5 minutos descongelando antes de preparar. Colocar os pedaços da manga no liquidificador, acrescente menos de meia xícara de leite desnatado, e uma colher de açúcar demerara (se quiser mais doce, aumente a porção do açúcar), ou se preferir outro açúcar ou adoçante, fica à critério. Comece a bater sempre mexendo, pois fica um pouco difícil para bater, mas não acrescente mais leite, pois pode ficar muito mole. Vai parando o liquidificador e mexendo sempre, assim toda a manga será processada. Depois é só servir.
Obs:. A fruta pode ser a que você mais gosta, mas de preferência as que tem textura mais pastosa. Vou testar outras e posto.




Enrolado de Atum

A delicia do verão é que comemos com prazer alimentos leves que já dá uma sensação de saciedade. E para meu jantar de ontem, optei por um lanche de atum. Muito simples, mas delicioso. Coloquei atum, tomate picado, azeitona preta picadas, salsinha, cebolinha, manjericão e um pouco de azeite. Não precisou do sal, pois o atum já tem um pouco. Depois rasguei um pedaço de pão folha ( pão sírio integral, esse é do tamanho de uma pizza grande) coloquei um pouco de alface e enrolei. Meu lanche ficou pronto e delicioso. 


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Bolo de brigadeiro

Ainda da séria férias na fazenda. Esse bolo eu fiz para comemorar o aniversario da princesa Helena. Ela queria um bolo da Peppa, mas para um bolo mais ou menos improvisado, ela adorou e isso que importa. Claro que levei algumas coisas de ferramenta de trabalho pois nem tudo da vida urbana se encontra numa fazendo, como por exemplo o molde para fazer essas barrinhas de chocolate que imita Kit kat, minha tabua de bolo e uma boa forma de bolo. Também para facilitar, escolhi uma receita de bolo que não há necessidade de utilizar batedeira (na minha opinião a melhor receita de massa de bolo, mais gostosa que o pão de ló), também mais leve, pois uso açúcar mascavo, cacau em pó (sem açúcar) e óleo de canola, fica uma delicia. Agora o que não é nem um pouco light é o recheio, pois caprichei no brigadeiro, e ficou maravilhoso. Na cobertura utilizei raspas de chocolate cor de rosa (já compramos pronto), dessa forma dispensei uma cobertura com chantilly pois estava muito calor. O bolo fez um sucesso, e a princesa Helena adorou. Mas o melhor de tudo foi a reação dela quando viu o bolo pronto. Olhou para o bolo e disse "choquei" rsrsrs. 




terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Curau

Passei uma semana de férias numa fazenda maravilhosa, de amigos mais maravilhosos ainda. E minha diversão favorita foi ficar na cozinha fazendo pães, biscoitos, pizzas, nhoque de mandioca, etc., e essa delicia de curau que eu adoro e o melhor de tudo, usar o fogão e forno a lenha. Claro que é muito calor ficar perto desse fogão, mas adoro. Nem sei quantas espigas de milhos usei para fazer esse curau, acredito que umas 30 ou mais. Tive muita ajuda na hora de descascar e ralar o milho, realmente uma produção. O que eu achei muito interessante e não conhecia, foi uma máquina que o Sr. Betico me trouxe para ralar o milho, ajuda muito, não tirei foto, mas achei na internet uma parecida, conforme foto abaixo. Esse curau ficou mais durinho para corte, pois tinha muito milho e se fosse para deixar mais cremoso e colher de colher, com certeza seriam dois tachos desses. A receita é muito simples, milho (somente o caldo), açúcar à gosto, uma pitada de sal (dependendo da quantidade pode ser um pouco mais) e leite até dar o ponto que deseja ( cremoso ou mais durinho). Depois é só paciência para ficar mexendo o tempo todo para não empelotar, e depois de levantar fervura, deixar cozinhar um pouco, experimentando até sumir o gosto do milho cru. Fica excelente.