Esse tempero, eu uso na minha casa há mais de 15 anos e não troco por nada. Muito prático para nosso dia a dia tão corrido. Eu aprendi essa receita com um chef que estava num desses programas de culinária. Adorei e desde então só uso isso. Já ensinei para várias amigas que também aderiram ao tempero. Não uso nenhum tempero industrializado, nem tabletes de caldos, acho que tem uma alta concentração de sódio. A única coisa que uso em casa além desse tempero, são ervas naturais (orégano, ervas finas, salsinha, etc.). A melhor coisa, é que não precisamos ficar descascando alho e cebola todos os dias e melhor ainda, não ficar com as mãos cheirando alho. Já faço uma boa quantidade que uso por dois ou três meses, não estraga e está sempre com o mesmo cheirinho de tempero fresco. Uma dica muito importante é não colocar sal. O sal, eu só coloco no momento que estou preparando a refeição, pois dependendo do produto já pode conter sal, principalmente se for uma carne ou bacalhau que não dessalgamos muito bem. Para fazer esse tempero é muito simples, alho, cebola e óleo. Para esse, a quantidade que usei foi: 450gr de alho, 1,400kg de cebola (8 cebolas médias) umas 3 colheres de óleo (o óleo serve para conservar e ajudar a bater no liquidificador). A proporção é de a acordo com o gosto, se gosta mais de cebola ou mais de alho, ai fica a critério. Abaixo o passo a passo.
Fazer um pequeno corte na cabeça do alho, apenas para que a água penetre e fique fácil remover a casca.
Colocar tudo numa vasilha com água, e deixar de um dia para o outro ( eu coloco a noite e de manhã já posso remove a casca)
No dia seguinte, a casca vai sair com muita facilidade, e as mãos não vão ficar com cheiro.
Cortar todas as cebolas em pedaços médios, apenas para facilitar na hora de bater.
Levar todo o alho e cebola ao liquidificador, juntamente com o óleo e bater. Vai ficar um creme, como abaixo. Depois colocar em recipientes de vidro conforme foto acima e guardar na geladeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário