terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Salada Tropical

Uma excelente opção para comer nessa época de calor, salada verde com frutas, uma delicia! A fruta pode ser do gosto de cada um. Eu coloquei abacaxi, ficou muito bom, incrementei com trigo em grão, tomate cereja, alface americana e frango grelhado. Ficou divino, e assim, serão minhas refeições nesse verão, muita salada.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Flores de biscoitos

Um jardim de flores, foi assim que ficou minha mesa, na produção desses biscoitos. Uma delicia fazer esses biscoitos. Receita simples, e cobertura de glacê real.

         




                                                     

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Biscoito Salgado de Polvilho


Excelente opção para um café da tarde, principalmente para as crianças que estão de férias escolares. Receita muito simples, fácil  e rende bastante. Segue receita: 500grs. de polvilho azedo, 1 xícara de óleo, 1 xícara de água fervente, 1 xícara de leite, 1 colher (sopa) de sal, 1 ovo e 1 gema se necessário. Colocar numa tigela o polvilho e 1/2 xícara de água fervente e misturar bem até virar uma farofa, depois acrescente 1/2 xícara de óleo e 1/2 de leite misturando muito bem. Depois colocar o restante dos líquidos, o sal e 1 ovo, mexer bem. Tem que ficar uma massa um pouco mole e com liga, se necessário acrescente a outra gema (eu coloquei), misturar muito bem ( fica uma massa um pouco pesada para mexer, mas é normal). Depois colocar num saco de confeitar, e fazer os palitos na assadeira e levar ao forno (não é necessário untar a forma), fica uma delicia. Meus filhos amaram, disseram que parece pão de queijo.




segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Bolo 3 Ingredientes (Cream cheese, chocolante branco e ovos)

Bolo muito leve, fácil e delicioso. Vi essa receita e resolvi testar para ver se dava certo. Adorei, meus filhos gostaram muito, mas rende muito pouco, como podem vero bolo foi colocado num prato raso, mas para uma sobremesa com poucas pessoas vai muito bem. Os ingredientes são cream cheese, chocolate branco e ovos. O que mais me chamou atenção quando eu vi essa receita, foi a mistura do cream cheese com chocolate branco, que já uso em outra receita, então sabia que ficaria muito bom:
Segue receita: 3 ovos, 120 gramas de chocolate branco (usei 150gr) e 120 gramas de cream cheese ( usei 150gr). Derreta o chocolate branco em banho Maria, depois em temperatura ambiente adicione o cream cheese e misture bem. Em seguida as gemas. Depois de bem misturado, acrescente as claras em neve bem firme, mas vai colocando aos poucos e mexendo delicadamente. Forre uma forma de 20cm com papel manteiga (não precisa untar o papel manteiga) e leve ao forno em banho Maria (pouca água na forma e já colocar bem quente). Deixar assar por uns 20 min (depende do forno) e depois de assado, desligar o forno e deixar o bolo lá dentro por mais 15 minutos. Deixe esfriar e decore com açúcar de confeiteiro. Fica muito leve. Realmente muito bom.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Tapioca com Parmesão

Essa é mais uma opção de tapioca, receita também da minha amiga Solange Marcella. Amei a ideia, ficou maravilhoso, e o legal é que podemos variar com os ingredientes da preferencia de cada um. Essa tapioca não tem recheio e na verdade não precisa, apenas misturar uma pouco de massa de tapioca, um pouco de parmesão (eu prefiro ralar o parmesão na hora, acho muito melhor que aqueles que compramos em saquinho), orégano e ser quiser, adicionar sal (lembrando que o parmesão já contem sal). Depois espalhar na frigideira como da mesma forma da tapioca normal, apenas esperar um pouquinho para tostar (fica mais gostoso), virar do outro lado e está pronto. Simples, mas muito bom.



Biscoitos de Natal

Biscoitos de Natal com especiarias (noz moscada, gengibre, cravo e canela, todos em pó). Também vai mel na receita. Existem muitas receitas de biscoitos de natal na internet, mas como já usei essa combinação de especiarias em outras receitas, e sei que fica muito bom, então optei por essa, além é claro de eu ter sempre tudo isso na minha casa.  O biscoito fica muito bom, mas leva tempo, pois a massa tem que descansar por algumas horas. Eu usei os cortadores que já  tinha, então não precisei investir em ferramentas. Decorar é uma opção, e tem que ser com glacê real. Acho que torna-se uma diversão e não precisa ficar tudo certinho. Para o glacê real, açúcar de confeiteiro, limão e água. Mas pode comprar pronto, que necessita apenas de adicionar água. Para decorar, sacos de confeitar e bico perle (usei 3 tamanhos do perle), mas se não tiver, fazer apenas um furinho no saco que funciona bem. O saco de confeitar descartável é a melhor opção, pois são bem firmes.






quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Biscoito de Goma de Mandioca

Já fiz os famosos sequilhos, usando amido de milho (Maizena), mas em uma viagem para Pernambuco, tive a oportunidade de provar o melhor sequilho que já comi, porém  feito com a Goma da Mandioca. Esses biscoitos são conhecidos como Biscoitos de Maragogi (Alagoas), pois são fabricados lá e vendido em muitos lugares, principalmente na região próxima como onde estávamos (Praia dos Carneiros- PE), que é um verdadeiro paraíso. Eu amei o biscoito e comprei muito pacotes para trazer para minha casa. Como gosto muito de fazer na minha casa, receitas de algo que comi e gostei, pesquisei muito sobre a receita, assisti vários vídeos de matéria da região, onde falam muito desse biscoito e do bolo de rolo ( já fiz o bolo de rolo também e posto em outra ocasião), até encontrar a receita ideal e original. Em um dos vídeos que assisti, eles falam que a goma de mandioca foi substituída pelo amido de milho, acho que não dá muita diferença, porém resolvi fazer a receita original com a goma. Bom... ficou simplesmente maravilhoso. 



Massa para Tapioca

Adoro tapioca! Sempre me faz lembrar o café da manhã dos hotéis no Nordeste... 
Na minha casa todos gostamos muito e sempre variamos os sabores, mas o meu preferido é com queijo coalho ou queijo fresco, fica muito bom!
Algum tempo atrás, passei a comprar a massa de tapioca pronta no mercado, o problema é que sempre tem um cheiro de azedo que me incomodava, além de ser caro, já encontrei até por R$ 12,00, o kg. Mas conversando com uma amiga (Solange Marcella), ela me falou que prepara a própria massa de tapioca em casa, e claro que quis aprender. Muito fácil e simples, mais barato que no mercado e não tem  nenhum cheiro. A receita é: 500gr de Polvilho doce e 300ml de água. Coloque o polvilho numa tigela e vai despejando água aos poucos e esfarelando, até virar uma farofinha. Se precisar acrescente um pouquinho mais de polvilho. Depois passar numa peneira e guardar na geladeira. Rende quase 1kg de massa de tapioca, e comparando com o preço do mercado, eu custo é de R$ 2,90, muita diferença!



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pão caseiro e recheado

Fiz esse pão outro dia, mas acabou muito rápido, pois fiz pouco para testar. Como ficou maravilhoso, resolvi repetir para o café da tarde de domingo. Muito fácil, massa de pão caseiro e massa folhada. Abri as duas massas, coloquei uma sobre a outra. No recheio coloquei presunto, queijo e orégano, enrolei passando clara de ovo nas pontas para colar. Pincelei com gema e levei ao forno até dourar. Fica divino, com uma casquinha crocante e muito macia por dentro.







domingo, 4 de dezembro de 2016

Quiche de Palmito e Queijo Brie

Quiche super simples de palmito e queijo Brie. Fiz um molho branco, mas no lugar da farinha de trigo, usei farinha de arroz. Ainda com o molho branco no fogo, acrescentei o palmito já fervido e escorrido (sempre dou uma fervida no palmito antes de usar) e depois um pouco de ervilha, desliguei o fogo e reservei o molho. Montei a massa no forma (usei massa folhada, pois acho mais prático). Eu costumo comprar um rolo de massa folhada grande (2,8kg) e deixo no meu freezer. Quando preciso, retiro um pouco antes para descongelar, uso o que preciso e devolvo o rolo ao freezer. É muito prático e uso para muitos pratos. Depois da massa folhada já na forma, cortei pedaços de queijo Brie e adicionei ao molho reservado, mexi bem e coloquei sobre a massa, polvilhei com um parmesão ralado grosso e levei ao forno até dourar. A forma que usei é de fundo removível, então fica muito fácil para desenformar, pois a massa folhada não gruda. Palmito é apenas uma opção, pode fazer com o recheio que mais gosta.







Pão de forma integral

Como não temos muito costume de comprar pão na padaria, sempre aos domingos preparo os pães para a semana. Dependendo do tipo de pão, guardo na geladeira para ir usando ou congelo. Esse que que fiz é um integral muito fácil, e não tem necessidade de sovar a massa. A maioria das receitas de pão integral, sempre vai um pouco de farinha de trigo. Eu coloco farinha de arroz no lugar da farinha de trigo e dá muito certo. Fica um pão leve e muito gostoso. Meus filhos não curtem muito pão integral, mas esse eles gostam. Para ficar nesse formato, eu faço na forma de bolo ingles, alias tem que ser em uma forma alta, pois a massa é mole, parecida com a massa de bolo. 



sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Tempero caseiro - Dica útil


Esse tempero, eu uso na minha casa há mais de 15 anos e não troco por nada. Muito prático para nosso dia a dia tão corrido. Eu aprendi essa receita com um chef que estava num desses programas de culinária. Adorei e desde então só uso isso. Já ensinei para várias amigas que também aderiram ao tempero. Não uso nenhum tempero industrializado, nem tabletes de caldos, acho que tem uma alta concentração de sódio. A única coisa que uso em casa além desse tempero, são ervas naturais (orégano, ervas finas, salsinha, etc.). A melhor coisa, é que não precisamos ficar descascando alho e cebola todos os dias e melhor ainda, não ficar com as mãos cheirando alho.  Já faço uma boa quantidade que uso por dois ou três meses, não estraga e está sempre com o mesmo cheirinho de tempero fresco. Uma dica muito importante é não colocar sal. O sal, eu só coloco no momento que estou preparando a refeição, pois dependendo do produto já pode conter sal, principalmente se for uma carne ou bacalhau que não dessalgamos muito bem. Para fazer esse tempero é muito simples, alho, cebola e óleo. Para esse, a quantidade que usei foi: 450gr de alho, 1,400kg de cebola (8 cebolas médias) umas 3 colheres de óleo (o óleo serve para conservar e ajudar a bater no liquidificador). A proporção é de a acordo com o gosto, se gosta mais de cebola ou mais de alho, ai fica a critério. Abaixo o passo a passo.


Fazer um pequeno corte na cabeça do alho, apenas para que a água penetre e fique fácil remover a casca.

Colocar tudo numa vasilha com água, e deixar de um dia para o outro ( eu coloco a noite e de manhã já posso remove a casca)


No dia seguinte, a casca vai sair com muita facilidade, e as mãos não vão ficar com cheiro.
                                       

Cortar todas as cebolas em pedaços médios, apenas para facilitar na hora de bater.

Levar  todo o alho e cebola ao liquidificador, juntamente com o óleo e bater. Vai ficar um creme, como abaixo. Depois colocar em recipientes de vidro conforme foto acima e guardar na geladeira.







quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Berinjela recheada com ricota, espinafre e trigo em grão.

Mais uma opção de prato super light. Já falei em post anterior sobre o trigo em grão, que cozinhei e congelei. Nesse prato, cortei a berinjela em fatias finas e reservei. O que sobrou da berinjela, piquei e levei para refogar com espinafre, e o trigo em grão. Depois de refogado, coloquei tudo em outra em uma tigela e acrescentei a ricota. Nas fatias de berinjela, pincelei azeite com sal e tempero, em seguida coloquei o recheio, enrolei e prendi com palito e levei ao forno. Optei por não cobrir com nenhum molho, justamente para ficar uma refeição bem leve. Ficou uma delicia. Pode rechear com o que quiser, carne moída deve ficar muito bom também.




Sobremesa para fazer no Natal

Natal está chegando, e já  começamos a pensar no cardápio, então aqui vai uma sugestão. Sempre temos as tradicionais sobremesas de natal, mas em um natal na casa de minha amiga/comadre Patrícia , resolvi fazer algo diferente, que serviu até para decorar a mesa.

Fiz dois bolos, na verdade, fiz uma única massa de bolo que dividi em duas formas menores, mas em cada um, utilizei recheios diferentes. Um foi apenas de creme a base de cream cheese (adoro, acho uma combinação perfeita com uma massa de chocolate) e o outro fiz com mousse de chocolate, pois meus filhos não curtem o bolo de cream cheese. Ficou tudo lindo e delicioso. O que acho bem legal é que independente do recheio, um naked cake decorado com frutas, fica muito lindo e não tem perigo de errar quem não tem prática em decorar bolos.
Bolo com recheio de Cream Cheese


 Bolo com recheio de mousse de chocolate.

Lanche -Frutas Desidratadas com Castanhas

Outro lanche muito saudável que carrego comigo, Mix de frutas desidratadas, castanha do Pará, Nozes e Amêndoas. Misturo tudo e coloco em um potinho. Fácil, prático e ideal para comer em qualquer lugar. Sabe aquele momento que estamos fora de casa ou do trabalho, ou no carro parado no transito e bate aquela fome, esse é o lanche perfeito, além de muito saudável. No trabalho sempre prefiro meu lanche com iogurte.






quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bolo de Cenoura com Pudim de Chocolate

Essa é o tipo de receita que duvidamos que dê certo, principalmente na hora de colocar na forma para assar. Fica tudo misturado, mas incrivelmente no final da certo. Eu já vi muitas receitas dessa, onde usam aquele pudim de caixinha industrializado (não gosto), pode até parecer mais fácil, mas o gosto é diferente. 

                                     

A receita desse bolo é muito simples:
Bolo de Cenoura
Use sua receita de bolo de cenoura que está acostumada (o)
Pudim:
1 xicara de açúcar, 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite de vaca, 3 ovos, 5 colheres de chocolate em pó (pode ser achocolatado, porém prefiro usar chocolate puro ou 50% cacau, contém menos açúcar). Bata tudo no liquidificador.

Para montar:
Caramelize uma forma, despeje o pudim e em seguida, a massa do bolo. Vai ficar tudo misturado, mas é assim mesmo, mas depois separa. Leve a forno pré-aquecido, não precisa ser em banho Maria. Depois de assado, desenforme frio.
Obs: Fica bom, mas o pudim fica com um leve gosto do bolo de cenoura, e ai vai do gosto de cada um. Para o meu paladar, prefiro o bolo e pudim separados, mas enfim a receita foi testada e aprovada por muitos.




Lanche Natural no Pão Sirio

Esse lanche no pão sírio, faço há muitos anos na minha casa. Muito fácil e maravilhoso. Uso os ingredientes que tenho em caso, sem dispensar uma proteína (Carne vermelha, frango, peixe ou ovo), além do queijo fresco. O meu preferido é o de ovo, ou melhor de claras, pois não gosto de gemas, faço tanto grelhada como cozidas.  As folhas e legumes pode ser da preferência de cada um. Nesse lanche, usei, alface, rúcula, beterraba, cenoura, tomate e um pouco de azeitonas pretas para dar um sabor especial. O pão também vai do gosto. Eu costumava comprar o pão sírio no mercado da marca Pitta Bread integral, cada pão é o dobro do tamanho desse da foto (aliás muito bom), mas além de ser mais caro (6 unidades), resseca muito rápido. Esse da foto, comprei numa casa de produtos naturais, super macio, e fresco. Apesar do tamanho parecer grande, fica super leve para um jantar. Adoro!!






terça-feira, 29 de novembro de 2016

Brownie

Eu sempre achei que fosse tão difícil de fazer Brownie,  mas me enganei. Uma vez uma funcionária/amiga muito querida, Jussara, trouxe um pedaço para eu experimentar e claro que imediatamente pedi a receita. Demorou uma pouquinho, mas ela conseguiu. Em um dos meus aniversários, ela me deu um bolo brownie  inteiro, nossa amei! A Jussara é demais!!
Quando ela me entregou a  receita, me surpreendi por ser tão fácil. Algumas receitas parecem que não vão dá certo pela forma de fazer, ou por estarmos acostumadas a seguir um processo, mas tem que ter paciência e sempre tentar. E esse brownie fica demais, principalmente com nozes. Meus filhos não gostam da castanha (eu amo), então já fiz das duas formas. Não é um bolo muito doce, simplesmente divino. Depois de assado, forma-se uma casquinha por cima, como podemos ver na foto abaixo. Quando vamos contando os pedaços, essa casquinha vai se quebrando que dá vontade de remover toda e comer. E se quiser incrementar "Enfiando o pé na jaca", servir  ainda quente com uma bola de sorvete. Nem preciso dizer se fica bom...... . 



A casquinha que forma por cima.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Salada de Trigo em Grão


Mais uma opção de salada muito nutritiva com trigo em grão. Segundo pesquisas, é um alimento rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, além de ser muito gostoso. Achei interessante em uma  matéria que li,  que o trigo pode ser usado na mistura com frutas, iogurtes e até como granola, deve ficar muito bom. A única coisa negativa, para quem tem pressa, é que tem que ter paciência. O trigo é mais duro e necessita que fique de molho por pelo menos 24 horas. Depois é só levar para cozinhar por uns 20 ou 30 minutos, verificar se o grão está mole, escorrer, deixar esfriar e usar da forma que preferir. Como eu gostei e quero consumir várias vezes, comprei 500gr e já cozinhei tudo de uma só vez, deixei esfriar e separei em porções para o consumo na minha casa, coloquei em saquinhos, retirei todo o ar com ajuda de um canudo e levei para congelar. Rendeu seis generosas porções ( achei até muito por porção, uma vez que servi uma delas e sobrou um pouco. Dá próxima vez, vou separar em mais porções. 
Minha salada, fiz com brócolis cortados bem pequenos, tomate cereja, o trigo, cebola e salsinha. Ficou uma delicia! A ideia é sempre incrementar com outros produtos, dá para criar muitas receitas à base de trigo, basta usar a criatividade.


Castanha de Baru


Eu sempre vi com curiosidade essa castanha, então resolvi comprar para experimentar, adorei! O gosto é muito parecido com o amendoim torrado (sem sal). Ela tem uma casquinha muito fácil de ser retirada. Abaixo tem foto com e sem casca. Também pesquisei um pouco sobre essa delicia, e descobri que tem muitas proteínas e traz muitos benefícios à saúde (vale a pena pesquisa). Tem até uma matéria que diz  ser um "Viagra Natura". Também li que o ideal é comer umas 3 por dia, (só fui pesquisar depois de comer um monte). Essa castanha deve ser consumida torrada, consumir crua não é indiciado, por possuir elementos que podem prejudicar a absorção de aminoácidos essenciais. A única desvantagem é o preço, um pouco salgado. Se for por gosto, o amendoim é mais barato, mas se pensar um muitos benefícios para saúde, Castanha de Baru é muito melhor. Segue alguns links para pesquisa que valem a pena ler:

Com casca 


Sem casca

domingo, 27 de novembro de 2016

Macarrão de arroz.

Tenho testado alguns produtos na minha casa, sempre com a intenção de consumir uma alimentação mais saudável, embora faça algumas guloseimas para meus filhos de vez em quando. Recentemente comprei macarrão de arroz, e todos gostaram. Já usei o macarrão integral, todos comeram, mas falam que tem um gosto mais acentuado e esse é muito bom, ele é mais claro que o normal que compramos e melhor não contem glúten. A preferência dos meninos em casa é macarrão à bolonhesa, mas como nunca misturo o molho no macarrão, deixo para que cada um se sirva na quantidade de macarrão e molho que quiser, sempre sobra e fica mais fácil para guardar. E foi isso que aconteceu com esse da foto, sobrou o macarrão e no dia seguinte preparei no alho e óleo e pronto. Muito gostoso e sem tanto peso na consciência de comer massa.