quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Bolo de Cenoura com Pudim de Chocolate

Essa é o tipo de receita que duvidamos que dê certo, principalmente na hora de colocar na forma para assar. Fica tudo misturado, mas incrivelmente no final da certo. Eu já vi muitas receitas dessa, onde usam aquele pudim de caixinha industrializado (não gosto), pode até parecer mais fácil, mas o gosto é diferente. 

                                     

A receita desse bolo é muito simples:
Bolo de Cenoura
Use sua receita de bolo de cenoura que está acostumada (o)
Pudim:
1 xicara de açúcar, 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite de vaca, 3 ovos, 5 colheres de chocolate em pó (pode ser achocolatado, porém prefiro usar chocolate puro ou 50% cacau, contém menos açúcar). Bata tudo no liquidificador.

Para montar:
Caramelize uma forma, despeje o pudim e em seguida, a massa do bolo. Vai ficar tudo misturado, mas é assim mesmo, mas depois separa. Leve a forno pré-aquecido, não precisa ser em banho Maria. Depois de assado, desenforme frio.
Obs: Fica bom, mas o pudim fica com um leve gosto do bolo de cenoura, e ai vai do gosto de cada um. Para o meu paladar, prefiro o bolo e pudim separados, mas enfim a receita foi testada e aprovada por muitos.




Lanche Natural no Pão Sirio

Esse lanche no pão sírio, faço há muitos anos na minha casa. Muito fácil e maravilhoso. Uso os ingredientes que tenho em caso, sem dispensar uma proteína (Carne vermelha, frango, peixe ou ovo), além do queijo fresco. O meu preferido é o de ovo, ou melhor de claras, pois não gosto de gemas, faço tanto grelhada como cozidas.  As folhas e legumes pode ser da preferência de cada um. Nesse lanche, usei, alface, rúcula, beterraba, cenoura, tomate e um pouco de azeitonas pretas para dar um sabor especial. O pão também vai do gosto. Eu costumava comprar o pão sírio no mercado da marca Pitta Bread integral, cada pão é o dobro do tamanho desse da foto (aliás muito bom), mas além de ser mais caro (6 unidades), resseca muito rápido. Esse da foto, comprei numa casa de produtos naturais, super macio, e fresco. Apesar do tamanho parecer grande, fica super leve para um jantar. Adoro!!






terça-feira, 29 de novembro de 2016

Brownie

Eu sempre achei que fosse tão difícil de fazer Brownie,  mas me enganei. Uma vez uma funcionária/amiga muito querida, Jussara, trouxe um pedaço para eu experimentar e claro que imediatamente pedi a receita. Demorou uma pouquinho, mas ela conseguiu. Em um dos meus aniversários, ela me deu um bolo brownie  inteiro, nossa amei! A Jussara é demais!!
Quando ela me entregou a  receita, me surpreendi por ser tão fácil. Algumas receitas parecem que não vão dá certo pela forma de fazer, ou por estarmos acostumadas a seguir um processo, mas tem que ter paciência e sempre tentar. E esse brownie fica demais, principalmente com nozes. Meus filhos não gostam da castanha (eu amo), então já fiz das duas formas. Não é um bolo muito doce, simplesmente divino. Depois de assado, forma-se uma casquinha por cima, como podemos ver na foto abaixo. Quando vamos contando os pedaços, essa casquinha vai se quebrando que dá vontade de remover toda e comer. E se quiser incrementar "Enfiando o pé na jaca", servir  ainda quente com uma bola de sorvete. Nem preciso dizer se fica bom...... . 



A casquinha que forma por cima.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Salada de Trigo em Grão


Mais uma opção de salada muito nutritiva com trigo em grão. Segundo pesquisas, é um alimento rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, além de ser muito gostoso. Achei interessante em uma  matéria que li,  que o trigo pode ser usado na mistura com frutas, iogurtes e até como granola, deve ficar muito bom. A única coisa negativa, para quem tem pressa, é que tem que ter paciência. O trigo é mais duro e necessita que fique de molho por pelo menos 24 horas. Depois é só levar para cozinhar por uns 20 ou 30 minutos, verificar se o grão está mole, escorrer, deixar esfriar e usar da forma que preferir. Como eu gostei e quero consumir várias vezes, comprei 500gr e já cozinhei tudo de uma só vez, deixei esfriar e separei em porções para o consumo na minha casa, coloquei em saquinhos, retirei todo o ar com ajuda de um canudo e levei para congelar. Rendeu seis generosas porções ( achei até muito por porção, uma vez que servi uma delas e sobrou um pouco. Dá próxima vez, vou separar em mais porções. 
Minha salada, fiz com brócolis cortados bem pequenos, tomate cereja, o trigo, cebola e salsinha. Ficou uma delicia! A ideia é sempre incrementar com outros produtos, dá para criar muitas receitas à base de trigo, basta usar a criatividade.


Castanha de Baru


Eu sempre vi com curiosidade essa castanha, então resolvi comprar para experimentar, adorei! O gosto é muito parecido com o amendoim torrado (sem sal). Ela tem uma casquinha muito fácil de ser retirada. Abaixo tem foto com e sem casca. Também pesquisei um pouco sobre essa delicia, e descobri que tem muitas proteínas e traz muitos benefícios à saúde (vale a pena pesquisa). Tem até uma matéria que diz  ser um "Viagra Natura". Também li que o ideal é comer umas 3 por dia, (só fui pesquisar depois de comer um monte). Essa castanha deve ser consumida torrada, consumir crua não é indiciado, por possuir elementos que podem prejudicar a absorção de aminoácidos essenciais. A única desvantagem é o preço, um pouco salgado. Se for por gosto, o amendoim é mais barato, mas se pensar um muitos benefícios para saúde, Castanha de Baru é muito melhor. Segue alguns links para pesquisa que valem a pena ler:

Com casca 


Sem casca

domingo, 27 de novembro de 2016

Macarrão de arroz.

Tenho testado alguns produtos na minha casa, sempre com a intenção de consumir uma alimentação mais saudável, embora faça algumas guloseimas para meus filhos de vez em quando. Recentemente comprei macarrão de arroz, e todos gostaram. Já usei o macarrão integral, todos comeram, mas falam que tem um gosto mais acentuado e esse é muito bom, ele é mais claro que o normal que compramos e melhor não contem glúten. A preferência dos meninos em casa é macarrão à bolonhesa, mas como nunca misturo o molho no macarrão, deixo para que cada um se sirva na quantidade de macarrão e molho que quiser, sempre sobra e fica mais fácil para guardar. E foi isso que aconteceu com esse da foto, sobrou o macarrão e no dia seguinte preparei no alho e óleo e pronto. Muito gostoso e sem tanto peso na consciência de comer massa. 





Torta de Brigadeiro

Hoje foi dia de fazer a vontade do filho, torta de brigadeiro. Meu filho Igor, está a algumas semanas me pedindo para fazer essa torta. Muito simples, uma massa podre, e o brigadeiro normal que fazemos, a única coisa é que depois que o brigadeiro ficou pronto, acrescentei uma caixinha de creme de leite, para não ficar tão enjoativo. Fiz a torta numa forma média, então sobrou massa, e para não jogar, fiz algumas pequenas tortinhas e coloquei banana com canela por cima e levei ao forno, Ficou uma delicia! Dia de gordice!😋 Ah.. e para servir, o detalhe da espátula da @sode_mimos.


                                       

A tortinha com banana. @sode_mimos



sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Pimentas

Meus amigos sabem que amo pimenta, e tem que ser aquelas bem fortes, adoro! E hoje, olhem o que ganhei do meu amigo Rubens, uma variedade de pimentas. Nunca fiz preparo de pimentas em conserva, mas segui minha intuição. Lavei muito bem os vidros com água fervente, sequei bem  e coloquei as pimentas com óleo. Agora resta aguardar o resultado. Tomara que fique muito bom!


Salada simples de Grão de Bico

 Grão de bico vai bem com tudo, mas quando dá aquela preguiça, uma salada simples cai muito bem.  O problema é que grão de bico leva tempo, e sempre acabamos buscando outras opções, porém podemos tornar bem mais pratico nosso dia. Quando compro grão de bico, já coloco uma quantidade maior para cozinhar, depois que escorrer toda a água e estiver bem frio, separo em saquinhos, porções suficiente para  consumir na minha casa, retiro todo o ar e congelo. Dessa forma torna meu dia mais fácil e vou usando quando e como eu quero. E hoje, depois de uma corridinha, minha janta foi com grão de bico, tomate, cebola e salsinha. Simples, fácil, rápido e uma delicia.






Capuccino Frozen

Eu costumava tomar Capuccino Frozen ( Capuccino gelado, como era conhecido num café de uma galeria na Av. Paulista), há muito tempo atrás,  e nunca havia tomado. Me lembro que o Capuccino lá do  café era muito bom, mas tinha um gostinho  desses que compramos industrializados, então hoje fazendo em casa com minha receita, nossa, é muito melhor. Ficou uma delicia! É uma excelente opção para uma tarde quente como a de hoje, e muito fácil de fazer. Apenas bati o pó do Capuccino que eu preparo em casa, leite, adoçante (na minha receita de Capuccino não coloco açúcar, deixo para adoçar no momento de consumir) e gelo no liquidificador, e está pronto essa delicia. Dá para tomar de colher, pois fica realmente parecendo aquelas antigas raspadinhas. Muito legal para servir para visitas, e claro sempre com o charme do talher da @sode_mimos para dar um toque bem bonito.





quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Jantar saudável com arroz integral e abóbora assada com alecrim.

Jantar bem saudável depois de um treino pesado.Hoje fiz, arroz integral com abóbora assada e couve.  Gosto dessa abóbora de todo jeito, mas assim acho que é minha preferida. Cortar em fatias, temperar com alho e cebola a gosto, sal, azeite e o ingrediente principal, alecrim. Levar ao forno até que esteja assada. Fica uma delicia, o alecrim dá um perfume e sabor diferenciado. Retirar apenas as sementes, assar com a casca, pois é uma delicia. Fiz um arroz integral e acrescentei sementes ( Chia, Linhaça, Mix de Quinoa , semente de Girassol torrada) e Castanha do Pará, não tem como ficar ruim. E para dar o charme da decoração do prato, os talheres da @sode_mimos(inst/facebook), visite a página que tem coisas lindas e entregam em todo Brasil.



Detalhe dos talheres.



Naked Cake de Cream Cheese e Mousse de Chocolate

E hoje para homenagear uma amiga que está aniversariando, Débora, resolvi falar desse  bolo que fiz para ela, acho que no ano passado ou retrasado. Resolvi fazer 2 em 1, ou seja o bolo de baixo recheado com cream cheese (Amo!) e o de cima com mouse de chocolate. Mas o maior charme do bolo, são a variedade de frutas que usei para decorar.  Para quem não sabe trabalhar com outros tipos de cobertura ( chantilly, ganache, pasta americana, etc) essa é a melhor opção, fácil, pratico e lindo e delicioso.






Bolo Bicho de Pé com Mousse de Chocolate

Minha amiga/comadre Patricia, ama bolo de morangos. Alguns anos atrás fiz um bolo para ela, e usei aquela lata de leite condensado de morango, para fazer o recheio de bicho de pé, claro que acrescentei outros ingrediente para não fica tão enjoativo, além do  mousse de chocolate (segundo recheio). Bom, de lá para cá, ela não consegue pedir outro bolo, que não seja esse, embora goste muito também no bolo de nozes.
Esse bolo também foi muito rápido para montar, e para dar um charme, frutas para decorar. Adoro usar physalis, uma fruta linda e de um sabor maravilhoso. Como no caso é de um bolo  recheado com muitos morangos (fotos abaixo), decorei com uns morangos gigantes, banhado no chocolate, não tem como errar.
Abaixo passo a passo como preparo meus bolos antes de decorar.



Na própria forma onde foi assado, coloco uma camada de bolo ( sempre corto em 3 partes ).

Depois o primeiro recheio, no caso o creme de morango (bicho de pé)

Em seguida os morango, já um pouco desidratados ( fatiar os morangos, jogar açúcar por cima, deixar descansar entre 30min e 1hr, o morango vai soltar muita água e virar uma calda por causa do açúcar. Essa calda pode ser utilizada para umedecer o bolo).


Após os morangos, colocar o outro recheio, no caso o mousse de chocolate.

Depois repetir o processo até a ultima camada de massa de bolo. Sempre molhando cada parte do bolo que colocar. Quando montar tudo embale com papel alumínio e leve a geladeira de um dia para o outro, assim o bolo vai ficar mais gostoso. Muita gente fala que bolo é bom sempre no dia seguinte, os meus já são amanhecidos. Acho que dessa forma fica muito mais fácil para decorar no dia seguinte e muito mais gostoso.





Camafeu de Nozes

Docinho delicioso que faz a alegria das festas, pelo menos foi assim que aconteceu quando fiz. Esses eu fiz para o aniversário de uma amiga/comadre muito querida a Patricia, fã das minhas guloseimas. Todas as festas de aniversário dela, o bolo é por minha conta, adoro! No último aniversario, ela me pediu se eu poderia fazer esses camafeus e claro que sim, sempre. Muito fácil e simples de fazer, a receita pesquisei na internet, acho que a única coisa que seria legal ter que ajuda, é  o garfo para banhar. Fica uma delicia, além de decorar a mesa de doces, como é o caso da foto abaixo, que juntos com outros docinhos torna-se uma mesa tentadora.










Bolo de Nozes com Doce de Leite

Esse bolo é maravilhoso, recheado com nozes e doce de leite, é um dos meus preferidos. A montagem é muito simples. Sempre que faço algum bolo que não requer uma decoração de chantilly ou pasta americana, monto o bolo na hora dos parabéns. Faço a massa do bolo e desenformo, corto em quantas partes vou precisar,  vou montando dentro da própria forma e umedecendo com calda e colocando os recheios, até colocar a uma parte de massa, cubro com papel alumínio de deixo na geladeira de um dia para o outro, independente do tipo de cobertura que vou fazer. Se for igual esse, Naked Cake, reservo 15 minutos antes do parabéns para montar. Muito rápido!. Nesse eu decorei com damasco com chocolate, grades feitas de chocolates, nozes e açúcar impalpável. E para dar um charme na hora de servir, espatula @sode_mimos (instagram/facebook) 




Detalhes da decoração.




Sempre bem recheado.


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Quebra Queixo


Sempre gostei desse doce e me lembra a infância, mas nunca tinha tido a curiosidade de fazer e para falar a verdade há muitos anos que eu não comia, até que fomos com um grupo de amigos passar um final de semana em Paraty (RJ), lugar maravilhoso. E lá na região do pier, onde ficam atracados os barcos de passeio, tem várias pessoas com carrinho vendendo e claro tivemos que comprar para experimentar. Simplesmente amamos, maravilhoso, tanto que quando saímos a noite para jantar, compramos novamente na praça. Queríamos comprar para trazer para casa, mas deixamos para fazer isso durante o dia no centro e infelizmente não tinha um único carrinho vendendo, não tem movimento durante o dia. Então surgiu a ideia de fazer em casa. Eu e minha amiga Sônia, compramos o coco, a Vânia veio para ajudar a mexer, e assim saiu nosso Quebra queixo, que ficou excelente. Não dá trabalho, mas leva tempo, até apurar bem e engrossar. Nem preciso dizer que é muito calórico, por isso nos reunimos a noite e dividimos para todos os amigos, assim ninguém ficou com  consciência pesada por comer muito. A receita é bem simples, açúcar, suco de limão e o coco, e tempo até engrossar e dourar o coco.





Churros Assado

 Adoro churros, e todas as vezes que comi foram fritos, ou seja, além do doce de leite que já é muito calórico, mais o óleo, não dá. Mas um dia no meu trabalho, um funcionário apareceu com uma caixinha menor que a do chocolate Bis, com 6 pequenos churros e um copinho de doce de leite, desses industrializados baratos, que são bem ruins. De inicio eu não quis experimentar, mas ele me falou que era churros assado, então resolvi provar e gostei. Perguntei quanto ele havia pago e quase cai de costas, pela quantidade que tinha, mas foi comprado em um quiosque num shopping Como sempre resolvi pesquisar como faz churros assado, verifiquei várias receitas e ai está. Churros assado, uma delicia! Para o doce de leite, cozinhei uma lata de leite condensado. Em qualquer site encontra essa receita, é bem simples, mas bem pesada para mexer depois que acrescenta a farinha. É basicamente, aguá, manteiga, açúcar mascavo, sal, extrato de baunilha, farinha de trigo e ovos. Levar ao fogo, água, manteiga, sal, baunilha  e o açúcar. Depois que começar a ferver e a manteiga estiver completamente derretida, colocar a farinha de uma só vez e mexer até desgrudar do fundo. Desligue o fogo e continue mexendo, acrescente os ovos e mexa bastante, vai ficar bem pesado, mas é assim mesmo. Depois coloque me saco de confeitar e faça os churros direto na assadeira forrada e untada com papel manteiga. Asse até dourar e depois polvilhe açúcar com canela e está pronto essa delicia. Faz um sucesso com a garotada.







Pão caseiro folhado

Na minha casa compramos pouco pão de padaria, sempre faço o tradicional pão caseiro, pão de forma integral (depois eu posto) e de vez em quando, uma outra receita qualquer de pão. Mas recebi alguns amigos no último final de semana, e mais uma vez resolvi inventar. Como já mencionei em postagem anterior, sempre tenho massa folhada congelada na minha casa. Eu fiz a massa do pão normal, abri alguns pedaços pequenos, o tamanho suficiente para aqueles pãezinhos recheados que vimos por ai, cortei um pedaço da massa folhada (do mesmo tamanho da massa do pão que abri). Coloquei primeiro a massa folhada, por cima a massa do pão, fatias de presunto e mussarela, um pouquinho de orégano, e enrolei, tem que usar a clara de ovo para colar, depois pincelar ovo, e se preferir salpicar um parmesão ou provolone por cima e levar para assar. Fez tanto sucesso que acabou muito rápido. Agora vou testar congelado, a ideia é fazer vários, congelar e assar para o café da manhã dos meus filhos ou levar de lanche na escola. 


Esses são pães caseiro normal. Eu tenho a máquina de fazer pão, mas o pão que fazemos na mão fica melhor, além do tempo. Enquanto a máquina leva 3hs para fazer um pão, faço muitos em 2hs.





terça-feira, 22 de novembro de 2016

Salada Light

Depois do treino nada melhor que um jantar leve, e hoje o meu foi assim, com essa salada deliciosa. Tabule, receita do meu amigo Rogério, muito bom!



Como gosto de inventar sempre, acrescentei um pouquinho de semente de girassol torrada, ficou ótimo.



Capuccino Caseiro

Trabalhei durante muitos anos como gerente de banco e certo dia fui visitar um cliente/empresa  com uma colega de trabalho, chegando lá, fomos recebido por uma senhora muito simpática que era a dona da empresa junto com seu marido. Ela pediu para a copeira nos servir um capuccino e fez muita propaganda. Quem preparava o pó do capuccino era a própria copeira (uma simpatia). Realmente uma delicia, e claro que tomei a liberdade de pedir a receita. Nunca mais comprei capuccino industrializado, uma delicia. Como sempre faço minhas adaptações para ficar mais light, sem alterar o sabor. Vou testar o Capuccino Frozen, se ficar bom eu posto.
 É uma ótima alternativa para servir um convidado e não ficar só no café. O meu com o detalhe da colher de café bordado por @sode_mimos (inst).




 A receita rende em torno de 1/2 kg